Gestão de cooperativas capacita profissionais para desenvolvimento coletivo
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoCom mais de 6.800 cooperativas espalhadas pelo Brasil, essas instituições desempenham um papel fundamental na economia e demais setores do país, como agropecuária, crédito, saúde, transporte e educação. Em um cenário onde cooperativas empregam mais de 450 mil pessoas e beneficiam mais de 17 milhões de brasileiros, é importante que profissionais qualificados estejam trabalhando de forma eficiente e sustentável para atender as demandas.
Pensando nisso, a Uninter criou o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, para assim melhor qualificar novos profissionais para atenderem as demandas do mercado. Tendo sua criação em 2022, o curso iniciou propriamente suas atividades em 2023, sendo da modalidade Educação à Distância (EAD). Ao longo dos dois anos de curso, os alunos passarão por disciplinas como Fundamentos do Cooperativismo, Gestão de Pessoas, Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação, Logística Reversa, Governança Corporativa e outras.
“O foco principal do curso é capacitar os alunos para gerenciar cooperativas de maneira eficiente e sustentável, promovendo o desenvolvimento de negócios que priorizem a colaboração e o desenvolvimento coletivo”, como explica Claudio Aurelio Hernandes, professor e coordenador do curso. “Além das habilidades técnicas, o curso também enfatiza a importância dos valores cooperativistas, como solidariedade, responsabilidade social e autonomia.”
Ao longo da formação, os alunos desenvolvem atividades práticas e projetos que impactam de forma positiva as comunidades beneficiadas por cooperativas, além de aprender conceitos fundamentais de gestão financeira, organização do trabalho, práticas de governança e liderança. “O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas visa formar profissionais que não apenas entendem a dinâmica do setor, mas também são apaixonados pela construção de um modelo econômico mais justo e colaborativo”, avalia o coordenador.
O conjunto de competências desenvolvidas durante o curso incluem Gestão de Pessoas e Liderança, Planejamento e Gestão Estratégica, Conhecimento Técnico em Cooperativismo, Gestão Financeira e Contábil, Inovação e Tecnologia no Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social que serão essenciais para a atuação do profissional no mercado.
Ter um profissional formado em Gestão de Cooperativas pode trazer muitas vantagens estratégicas para o negócio, devido à combinação de habilidades técnicas, visão sistêmica e compreensão profunda dos princípios cooperativistas, o que resulta em diversas vantagens para a cooperativa.
“O profissional de Gestão de Cooperativas possui conhecimento específico sobre o funcionamento desse modelo de negócios, suas particularidades legais, operacionais e financeiras. Esse conhecimento permite a implementação de boas práticas de governança, o que pode otimizar processos internos, melhorar a alocação de recursos e aumentar a eficiência operacional”, finaliza o coordenador.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski