Folia com Respeito: campanha visa diminuir violência durante o carnaval
Autor: Barbara Carvalho – JornalistaO carnaval é a festa popular mais tradicional entre os brasileiros. Todos os anos, milhões de pessoas vão às ruas para pular e festejar a data. No entanto, a alegria e euforia podem ter seus limites ultrapassados, resultando em assédio, desrespeito e violação de direitos.
Registros de violência sexual costumam aumentar durante o período da folia se comparados ao restante do ano. Em 2020, último carnaval antes da pandemia, foram registradas 50% de notificações a mais por dia do que a média registrada durante outras épocas do ano. A violência não ocorre somente contra as mulheres; negros e pessoas LBTQIA+ também costumam ser alvos fáceis para aqueles que extrapolam durante a diversão.
Por isso, em 2024 a Central de Notícias Uninter (CNU) lança a campanha “Folia com Respeito”, a fim de incentivar a não violência e aumentar a prática da denúncia. A proposta, vinda do reitor da Uninter, Benhur Gaio, visa reduzir a violência, seja ela qual for. “A ideia surgiu a partir das notícias alarmantes em relação ao tema”, relata Benhur.
A campanha estará presente no ambiente digital por meio de um filtro do Instagram e também por stickers do WhatsApp, de fácil uso e escalabilidade. O “Folia com Respeito” busca a conscientização de um tema recorrente e um apoio para a redução da violência.
“A Uninter está integrada às realidades locais em todo o território nacional e no exterior. Desta forma, podemos ser parte da solução para os problemas inerentes a elas”, finaliza Benhur.
Para acessar e utilizar o filtro do Instagram, clique aqui.
Autor: Barbara Carvalho – JornalistaEdição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica