Fazendo arte na prática
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoA aprendizagem dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado a distância em Artes Visuais na Uninter passa por muitas práticas ao longo da graduação. São desenhos, pinturas e outras manifestações visuais desenvolvidas pelos graduandos ao longo da caminhada acadêmica.
Parte fundamental do processo avaliativo dos alunos em suas disciplinas, as atividades práticas se tornam um desafio quando o curso abarca alunos de diversos locais do país. Com isso, a conectividade do curso se amplia à medida que professores desenvolvem diferentes projetos.
Ao longo da última fase de 2022, os estudantes do curso foram convidados a participar de uma prática pensando na interdisciplinaridade com outras artes, como a música e o teatro. A ideia era criar uma proposta de cenografia para um espetáculo artístico.
Deste modo, alunos e alunas elaboraram maquetes de cenografia sobre redução de desigualdades sociais. A prática teve como foco os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), em especial o ODS 10, que trata do tema com profundidade. As obras foram desenvolvidas por alunos dos estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Ceará.
A professora do curso de Artes Visuais da Uninter Larissa Priscila Bredow Hilgemberg conta que, ao elaborar a maquete, os estudantes puderam identificar conteúdos e elementos importantes das linguagens visuais ao mesmo tempo que puderam refletir sobre a relação entre as artes visuais e outras artes.
Para que os alunos consigam se conectar uns com os outros e não passem dificuldades no processo, é necessário ter um maior contato via internet. Larissa explica que os alunos são convidados a pensar no processo de desenvolvimento das obras práticas desde o início, desenvolvendo esboços, trovando ideias e experimentando muito em suas criações.
“Uma obra de arte não é criada do dia para a noite, é necessário esse exercício de pensar o processo”, afirma.
Ela destaca a importância de abranger a todas as realidades presentes na instituição e que não se pode pensar em algo padronizado, isso porque mesmo com a prática sendo a mesma, os recursos são distintos, as culturas são diferentes. “O aluno precisa olhar para a sua realidade”, ressalta.
Confira as obras sobre desenvolvimento sustentável desenvolvidas por alunos de Artes Visuais da Uninter.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
As práticas levam ao verdadeiro aprendizado.
Parabéns Uninter, parabéns curso de Artes Visuais por promoverem práticas significativas para os alunos!