Expointer movimenta economia gaúcha em busca da reconstrução

Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo

Dos dias 24 de agosto a 1° de setembro, acontece a Expointer 2024 no Rio Grande do Sul, um dos maiores eventos agropecuários da América Latina. Considerada uma edição histórica, a feira que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, marca a reconstrução do estado após as fortes chuvas de maio. Neste ano, o tema é: “Superar é da nossa natureza”.

Uma vitrine completa do agronegócio, o evento reúne expositores de diversas áreas e oferece uma programação rica em conhecimento. Palestras, workshops e debates abordam os principais desafios e oportunidades do setor, promovendo a troca de experiências e o aprendizado.

Os coordenadores dos cursos de Ciências Agrárias da Uninter, André Corradini e Maria de Fátima Corradini estão presentes na feira para visitar possíveis parceiros e continuar atualizados sobre as tendências e inovações do setor agropecuário

Também realizam gravações de aulas exclusivas para aproximar os alunos da realidade agro, reforçando o compromisso da instituição em proporcionar uma educação conectada com as realidades e demandas do mercado.

As aulas estão sendo elaboradas para o curso de CST em Pecuária, com foco em julgamento, exposição e concurso de raças de grande porte, como bovinos e equinos, além de raças de pequeno porte, como ovinos e caprinos.

“Estamos preparando algumas aulas aproveitando o assunto animais com foco em pecuária, mas temos outros assuntos que envolvem a feira e vamos aproveitar para levar outros temas para os alunos”, afirmou Corradini.

Movimento financeiro

Em 2024, a expectativa para a Expointer é movimentar bilhões em negócios. A feira não se destaca apenas pela comercialização de animais e produtos agropecuários, mas também é uma vitrine de tecnologias e práticas sustentáveis que moldam o futuro do agronegócio brasileiro e global.

No último domingo, o pavilhão de agricultura familiar bateu recordes de vendas, superando 1 milhão de reais em um único dia.

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), uma iniciativa da SDR e Emater/RS, está presente no Pavilhão da Agricultura Familiar, onde agricultores familiares de todo o estado expõem seus produtos. Essa iniciativa fortalece a economia local, gera emprego e renda e valoriza a produção rural.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *