Expo Educação inova no formato e avança no conectivismo
Mais de 20 mil participantes, entre professores, diretores de escola, pedagogos, especialistas em educação e pessoas da comunidade participaram da Expo Educação, promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e integrada à Semana de Estudo Pedagógico. O encontro aconteceu nos dias 31 de julho e 1º de agosto no espaço Expo Renault Barigui e trabalhou temas como avaliação, qualidade na educação, gestão escolar, alunos com deficiência e uso das tecnologias em sala de aula.
Esta foi a primeira vez que a Semana do Estudo Pedagógico aconteceu em formato de feira, e a Uninter foi a única instituição de ensino superior selecionada para estar no evento, sendo que a escolha aconteceu através de um chamamento público.
A feira foi composta por 84 estandes, nove encontros com especialistas, 66 mini palestras e experiências práticas. Projeções em uma tenda 360º, interações com robôs, impressoras 3D, e passeios turísticos virtuais também fizeram parte das atividades interativas.
A parceria da Uninter com a prefeitura dentro da feira aconteceu de diversas formas. Com professores palestrando e ajudando na capacitação dos presentes, alunos de Pedagogia da instituição em standes e colaboradores divulgando as graduações, licenciaturas e pós-graduações do grupo relacionadas à educação.
Segundo a diretora da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter, Dinamara Machado, um dos principais assuntos discutidos pelos professores da instituição foi o conectivismo. “É uma teoria nova, que muitos professores com muitos anos de carreira nem conhecem”, diz. Ainda segundo a diretora, a ESE levou para dentro da feira professores das mais diversas áreas, associando tecnologia e educação dentro da esfera da educação básica.
Para a secretária-geral do Conselho Municipal de Educação, Vivian de Oliveira, o novo formato da Semana de Semana de Estudo Pedagógico representa uma quebra de paradigmas. “Em mais de 30 anos de rede, percebo que sempre foram realizadas somente palestras, então esse novo modelo foi importante pela interatividade. O profissional interage e tem a condição de se aprofundar aonde ele realmente tem uma aptidão maior e buscar informações”, diz a secretária.
O operador comercial da Uninter Joselmo Zaniboni Rezende considera importante que os professores conheçam ações, projetos e estejam atualizados, pois os alunos têm o primeiro contato com a tecnologia cada vez mais cedo.“Para a sociedade, é sempre importante estar capacitando e atualizando os professores da rede pública, e do ensino infantil, até a 4ª série, porque estamos falando de uma idade em que as crianças então tendo cada vez mais contato com a tecnologia”, salienta Joselmo.
Já para a professora do curso de Pedagogia Gisele do Rocio Cordeiro, a Expo Educação teve uma significativa importância para a formação dos professores do município. “Como integrante do Conselho Municipal de Educação, representando as instituições de ensino superior, vejo a importância dessa formação continuada dos professores. E passar por itinerários formativos, interagindo com outros colegas, é extremamente rico para a formação”, concluiu a professora.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo