Estudantes mergulham nos bastidores da RPC-TV
Alunos do 6º período de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Uninter participaram na última quarta-feira (25) da plateia do Programa Estúdio C. O programa vai ao ar aos sábados às 14h, na RPC-TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. A visita foi organizada pelas professoras Silvia Valim, que leciona a disciplina Telejornalismo, e Gisele Rech, que dá aulas de Técnicas de Telejornalismo.
Segundo Silvia, a intenção da visita é que os estudantes vejam os profissionais na prática. “A proposta é que os alunos conheçam a realidade de uma emissora e de que forma são resolvidas as situações cotidianas de um programa de TV”, afirma.
Os estudantes puderam conversar com o produtor e repórter Douglas Bandeiras e com a apresentadora do programa Daiane Ferdin. Atentos aos detalhes, eles presenciaram os bastidores da gravação do programa, interagiram enquanto plateia e observaram na prática os conteúdos que estão recebendo em sala, já que estão na Unidade Temática de Aprendizagem TV.
O aluno de Jornalismo Guilherme Augusto Cajeu considera esta uma experiência rica. “Eu acho muito boa a oportunidade de sair um pouco de classe e vivenciar o dia-a-dia mesmo de como funciona uma produção”, disse.
“No jornalismo é aquela coisa de você correr atrás de uma história, saber fazer uma pergunta para determinado personagem para buscar a informação que você precisa, isso é prática”, afirma o jornalista Douglas Bandeira. Segundo ele, isso não se aprende lendo um livro e sim na correria. “Portanto, os alunos tinham que no mínimo passar por um estágio desse tipo, ou fazer visitas frequentes a emissoras de televisão, rádio, revistas. Se ele quiser ser um jornalista, tem de fazer isso.”
Quase 30 alunos participaram da visita e segundo a professora Silvia, o retorno desses estudantes vai além das técnicas observadas. “Os alunos ficam encantados em ter contato com profissionais que antes só conheciam pelo vídeo. A maioria sempre vem contar sobre algumas descobertas curiosidades, aspectos que não imaginavam existir, a não ser pela teoria”, finaliza.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa e Sílvia Valim