Estudantes de Engenharia utilizam a tecnologia para formação à distância

Persistência e organização são pontos essenciais para alunos que estudam na modalidade à distância.  Esta é a percepção de Márcio Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica no polo da UNINTER em Imperatriz (MA). O futuro engenheiro destaca que é necessário ter um grande comprometimento, pois “mesmo não precisando estar em sala de aula todos os dias é indispensável se organizar para estudar diariamente em casa”.

O estudante ainda ressalta que a única diferença de um curso presencial é o modo de organização pessoal e que independente da modalidade, é preciso muito estudo, sempre unindo o aprendizado teórico ao prático. Pensando nisso, os estudantes das Engenharias Elétrica e da Computação da UNINTER terão, a partir de agosto, os seus próprios equipamentos para realizar experimentos.

Neil de Carvalho, diretor da Escola Superior Politécnica da UNINTER, ressalta que em disciplinas como circuitos elétricos e análise de circuitos é necessário fazer simulações que, até então eram apenas virtuais. “Ao disponibilizar esse tipo de material, os estudantes poderão montar um laboratório com todos os componentes, equipamentos e ferramentas para aprendizagem prática do conteúdo”, explica.

Rodrigues é um dos estudantes que já recebeu os kits e afirma que os materiais são fundamentais, pois colaboram para que os estudantes possam colocar em prática tudo que aprendem na teoria durante o curso.  A opinião é compartilhada pelo colega Perly Aguiar, que considera a entrega destes materiais um diferencial importante para a formação e uma vantagem de mercado. “Esses kits representam um diferencial muito importante para o curso de engenharia. É um diferencial inclusive em relação a muitos cursos presenciais”.

Os kits contêm equipamentos como o multímetro (aparelho para realizar medições elétricas) e osciloscópio (instrumento utilizado para analisar sinais eletrônicos). Esses materiais não possuem custos e serão distribuídos aos estudantes que estão cursando matérias a partir do 6º modulo.

Polo entrega equipamentos aos alunos

No polo de Imperatriz (MA) os estudantes das Engenharias Elétrica e da Computação receberam seus kits, no último dia 23. Na data, eles também participaram de uma palestra com o engenheiro Ubirajara Santos, na qual ele falou sobre a profissão e explicou o funcionamento dos equipamentos do kit.

“Esses equipamentos são essenciais no aprendizado de Engenharia. Com certeza irá auxiliar muito os estudantes, eles terão flexibilidade podendo fazer os experimentos em qualquer horário”, destaca Cátia Zemf, gestora do polo. Ela ainda ressalta que os estudantes podem tirar dúvidas com os professores pelo do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Estudantes de Engenharia utilizam a tecnologia para formação à distância

  1. Alem, de contribuir para o aprendizado pratico, os kits futuramente apos sua formação também contribui para experiencias e montagem de protótipo de desenvolvimento, ate mesmo montagem de um laboratório particular, que você usara para o resto de sua vida profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *