Estudantes de Música fazem composição de forma remota e colaborativa
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoA educação a distância exige a utilização de diferentes recursos para integrar os estudantes e possibilitar atividades que contribuam para a sua formação.
Pensando nisso, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Música da Uninter, por exemplo, desenvolveram uma composição musical de maneira remota. Realizada durante aulas de práticas Interdisciplinares de Editoração Musical e Composição, a atividade reuniu alunos de diversas regiões do país.
Durante duas aulas interdisciplinares de Editoração Musical e Composição, professores apresentaram o aplicativo, os dois primeiros compassos de uma peça musical já compostos e desafiaram os alunos a se cadastrarem para que pudessem continuar a composição.
“Avaliamos que tivemos uma resposta muito boa. Além dos alunos que efetivamente contribuíram para a composição, alguns também manifestaram vontade de participar, mas não conseguiram por diferentes limitações técnicas”, conta.
As práticas musicais remotas são comuns no curso de Licenciatura em Música a distância da Uninter. Segundo o professor Alysson Siqueira, existem hoje diversas ferramentas que possibilitam esse trabalho colaborativo, não só para composição musical, mas também para produção musical e a prática de conjunto remota em tempo real.
“Há muito a ser explorado ainda e nós queremos ir fundo na utilização dessas ferramentas para prática musical remota”, ressalta.
Confira a composição feita por alunos do curso de Licenciatura em Música a distância da Uninter.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução curso de Música