Estudante da Uninter apresenta artigo em congresso de engenharia em Fortaleza
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoNa área de engenharia, pesquisar e inovar são duas práticas essenciais. Por isso a academia tem um papel fundamental para seu desenvolvimento, pois é nas universidades que nascem novos métodos e ferramentas de pesquisa. Além disso, o ensino que anda lado a lado com a pesquisa científica é aquele que repensa suas metodologias e processos constantemente.
Ricardo Junior de Oliveira Silva, aluno do curso de Engenharia de Produção da Uninter, é bolsista do projeto de iniciação científica que faz o levantamento de metodologias aplicadas à pesquisa na engenharia. Em 18.set.2019, ele apresentou um artigo no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), na Fábrica de Negócios de Fortaleza (CE).
O artigo teve como tema “Metodologia de Pesquisa para Engenharias”. O trabalho faz uma análise dos métodos de pesquisa relatados na literatura de metodologia científica para a elaboração de projetos em engenharia.
O COBENGE é um evento realizado anualmente pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), e tem como foco tratar de temas ligados à formação e ao exercício profissional dos engenheiros. Neste ano, seu tema era “Formação por competência na engenharia no contexto da globalização 4.0”.
O evento vem sendo realizado pela ABENGE desde 1973, e produz melhorias na estrutura de ensino da graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia no Brasil. Seu objetivo é promover o debate sobre as metodologias de ensino nos cursos de engenharia no país, avaliando os impactos do avanço da tecnologia.
“Foi minha primeira apresentação em um evento desse porte, e a bagagem de conhecimento e experiência que trouxe comigo é algo que levarei para toda a vida”, comenta Ricardo. “Apresentar um projeto em um congresso como o COBENGE é muito importante para um pesquisador, pois é a partir dele que você tem a possibilidade de divulgar sua pesquisa para demais pesquisadores e público interessado, além do que, amplia muito mais as chances de parcerias entre faculdades”, conclui.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Ricardo Junior de Oliveira Silva