Estudante conta experiências no intercambio remoto no México
Autor: Renata Cristina / Agência MediaçãoO programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde desta terça-feira (17), contou com a participação do estudante de Filosofia Lucas Frederico Seemund. Intercambista na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México, ele compartilhou suas vivências com o Intercambio virtual.
O estudante exaltou as experiências vividas nos meses de Intercâmbio virtual na UPAEP, que mesmo sendo de modalidade remota, trouxe aprendizados de outra língua e culturas. “Como se fosse uma aula presencial, mas virtual. Você tem muito contato com o professor. Às vezes, [são] até bastante exigentes”, avalia o estudante, que também pontua o potencial transformador vivido com o processo. “Mudou completamente o que eu tinha de conhecimento antes e o que eu tenho agora’’, aponta.
Durante o programa, Lucas também falou sobre o processo seletivo e revelou que soube da vaga por meio do Instagram da Uninter Global Hub. “Comigo foi bem simples, mandei meus contatos, mandei meu e-mail e alguns documentos que eles pediam. Não tinha a menor complicação. Foi algo bem tranquilo e eu achei muito bom isso porque às vezes tu quer aplicar alguma coisa, mas é muito burocrático, isso prejudica’’, observa.
O estudante de filosofia ainda deu dicas para quem pretende realizar um intercâmbio. A primeira delas é manter-se informação, seguindo o Global Hub e ficar atento às oportunidades. “Tudo é tentativa. Pode ser que não dê certo, pode ser que não aconteça, mas o importante foi feito. Tu tentou aquilo ali. Fez o primeiro passo. Tem que esperar pra ver se dá resultado e provavelmente dará’’, conclui.
O programa
Créditos do Fotógrafo: Print da transmissão