Escola Politécnica apresenta inovações em cursos e metodologias de ensino
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de JornalismoA Escola Politécnica Uninter (EPU) é uma das seis escolas superiores do centro universitário. Localizada no campus Garcez, em Curitiba (PR), conta com vinte e dois cursos no total, sendo oito cursos de engenharias e quatorze de tecnologias de curta duração. Para 2022, a área teve novas graduações incluídas em seu portfólio, abrangendo diferentes segmentos profissionais. Entre os destaques, estão o curso de Engenharia Biomédica, além de cursos na área elétrica, como Engenharia Elétrica e Automação Industrial, e cursos na área de produção, como Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial e Gestão de Qualidade.
“O grande lançamento foi no setor de agrárias. Tivemos cinco cursos sendo lançados agora, dois com estrondoso sucesso, que foram Engenharia Agronômica e o Tecnólogo em Agronomia, mais os Tecnólogos em Agricultura, Tecnólogo em Administração Rural e Paisagismo e Jardinagem, que também foram uma gratíssima surpresa e estão tendo um retorno muito interessante. Temos um curso muito bacana que é a Mecatrônica Automotiva, no qual formamos profissionais para atuarem nas revendas de automóveis, trabalhando basicamente com os carros”, explica o professor e diretor da EPU, Antônio Conte.
Outra inovação da Escola Politécnica é o lançamento dos laboratórios portáteis individuais para os alunos. “Nós temos aqui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, nas quais foi feita uma revisão em 2020 e depois em 2021. É muito interessante o artigo 9: todo o curso de graduação de Engenharia deve conter em sua PPC (Proposta Pedagógica Curricular) os conteúdos básicos, adicionais e específicos diretamente relacionados com as competências que se propõem a desenvolver. Então a ideia de desenvolver competências é muito forte e nessa nova diretriz curricular das engenharias ela se pauta em duas grandes frentes: uma sendo o desenvolvimento das competências necessárias e a segunda sendo as atividades práticas. É muito forte a ideia de que o engenheiro precisa ter atividades práticas”, comenta Conte.
Um grande diferencial dos cursos da escola é que, além das seis aulas gravadas, há outras seis relacionadas à parte prática, e todas as disciplinas possuem uma categoria especialmente voltada a atividades práticas.
“Para o ano que vem, estamos planejando o lançamento de quatro cursos. Estão bem encaminhados. Um deles é o de Jogos Digitais e a ideia básica é de trabalharmos com a parte de programação e complementar o que temos na Escola de Negócios que é o Design de Games. Outro curso muito bom é o de Produção de Cervejas e também os de Agronegócio e Banco de Dados”, complementa o diretor.
O programa Atualidades da Educação, da Rádio Uninter, comentou sobre as novidades da Escola Politécnica na edição de 23.abr.2022. Além da participação de Antônio Conte, estiveram presentes os professores Alvino Moser e Armando Kolbe Junior. Para conferir o programa na íntegra, clique aqui.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de JornalismoEdição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Anamul Rezwan/Pexels e reprodução