Escola de Saúde Única promove feira com serviços e aprendizado

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Estreitar a relação da instituição com a sociedade e colocar em prática o que os alunos aprendem em aula foram algumas das premissas da Feira de Serviços para a Comunidade Uninter. O evento aconteceu no último sábado, 28 de maio de 2022, das 9h às 16h na Boca Maldita, centro de Curitiba (PR). Com diversas atividades gratuitas, a ação contou com o apoio e trabalho de cerca de 20 professores e coordenadores do centro universitário.

A primeira edição da feira foi realizada em 2019, junto ao lançamento dos cursos da saúde, em menor escala devido ao menor número de cursos da área. Neste segundo momento, a ação dispôs de serviços relacionados às graduações de Gerontologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Estética e Cosmética, Enfermagem, Medicina Veterinária e Serviço Social.

“Quando nós lançamos os cursos da área da saúde na Uninter, já tínhamos uma prospecção de aplicar o que os alunos viam teoricamente em serviços para a comunidade, porque o principal foco hoje, quando você está fazendo uma graduação, é reverter aquilo que você aprendeu em prol dos benefícios da comunidade”, explica o diretor da Escola de Saúde Única, Cristiano Caveião.

Com um total de 2.272 atendimentos, a ação promoveu diversas modalidades de procedimentos, como aferição de pressão arterial, massagem relaxante e reflexologia podal, avaliação fisioterapêutica e intervenção, orientação para consumo de produtos de origem animal e abordagens em serviço social. O mais solicitado na feira foi de aferição da glicemia capilar, com 689 pessoas atendidas. O exame verifica os níveis de açúcar no sangue em determinando momento do dia, a fim de ajudar no auxílio na dosagem de medicamentos.

“Hoje nós estamos aqui realizando a aferição arterial e a aferição de glicemia capilar, duas ações importantes porque, quando a gente pensa na rotina do atendimento farmacêutico, muitos pacientes chegam procurando esses serviços, e o aluno de Farmácia hoje consegue, com uma série de intempéries e supervisão dos professores, colocar em prática aquilo que ele aprende em aula”, explica o coordenador do curso de Farmácia, Vinícius Bednarczuk.

Além dos professores e coordenadores presentes, a ação contou com a participação de aproximadamente 100 alunos que contribuíram em turnos escalonados, atendendo ao público e colocando em prática suas habilidades teóricas. Para o aluno do curso de Biomedicina Kaleu dos Santos, fica o momento de aprendizado. “É totalmente importante a gente ter um primeiro contato com esses exames, conhecer um pouco de como funciona a rotina, ter um pouco de humanismo aqui na hora, porque tem vários tipos de pessoas. Então, é muito importante”, declara.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *