Escola de Educação lança projeto de economia circular e solidária
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de JornalismoA área de Exatas da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter lançou seu novo projeto de extensão: Economia Circular e Solidária. O evento de lançamento aconteceu no dia 12 de junho de 2023, no auditório do campus Garcez, em Curitiba. A ocasião contou com público presencial e com transmissão feita pelo YouTube da área de Exatas.
A economia circular se trata de uma forma de repensar o modo de produzir, desenvolver e comercializar certos produtos. A prática visa garantir uma recuperação inteligente dos recursos naturais utilizados, ou seja, nos processos de fabricação devem ser priorizado insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Já a economia solidária se trata de diversas atividades econômicas que são organizadas com uma autogestão, em que não existe um patrão e sim uma democracia direta, tendo uma igualdade entre seus membros.
O projeto deve envolver mais de 2 mil estudantes e vai funcionar em quatro etapas principais. Na primeira, o aluno deve escolher um local para visitar, conversar com os participantes e identificar possíveis fragilidades do empreendimento, sendo possível escolher cooperativas de reciclagem, de tecelagem e diversas. Na segunda etapa, o aluno deve verificar como a matemática, a física ou a química podem trazer contribuições ao local visitado. Nesse momento, além de estudar, o aluno deve fazer contato com ONGs e associações de moradores. No terceiro passo, o estudante deverá elaborar um plano de ação e propor ações técnicas que podem trazer contribuições para o local visitado no início do projeto, como uma proposta de intervenção para contribuir com a economia circular solidária em seu município. Por fim, o estudante irá protocolar sua proposta na prefeitura de sua cidade, para que a atividade de extensão possa trazer benefícios para toda a população.
“A gente está bem feliz, porque esse projeto consolida um trabalho que a ESE e a área de Exatas têm feito pensando na atuação dos nossos estudantes e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A gente tem trabalhado já com os alunos, pensando em um mundo melhor, e com várias iniciativas que a Unesco propõe já faz alguns anos. Esse projeto consolida uma atividade de extensão, que o aluno realmente vai a campo, investiga o que acontece na comunidade dele e pensa como que ele pode, no sentido de escrever um projeto, transformar a comunidade a partir dos conhecimentos nas áreas de matemática, física e química”, explicou o tutor do bacharelado em Matemática da Uninter, Guilherme Pianezzer.
Os palestrantes do evento foram as professoras mestres Ivani da Silva Arnold e Gisele Carneiro, junto a Luiz Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador-geral da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná, com a mediação de Pianezzer.
A cerimônia também teve a presença dos seguintes convidados: o professor Jorge Bernardi, vice-reitor da Uninter; Dinamara Pereira Machado, diretora da ESE; a professora Flávia Suchek Rocha, coordenadora da área de Exatas; Luiz Alves Pequeno, empreendedor de economia solidaria do estado e coordenador da Rede Mandala, com 92 empreendimentos solidários espalhados pelo Paraná; deputado Professor Lemos, autor da política estadual da economia solidária; e Rubens Patroni Filho, representante de Regina Cruz (superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná).
Confira na íntegra o evento por meio deste link.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de JornalismoEdição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo