Escola de Educação lança Cinelogando para debater cinema, ensino e pesquisa

Autor: Thales Godinho - Especial para a CNU

A Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter faz o lançamento do projeto de extensão Cinelogando nesta terça-feira (27 de junho de 2023). O programa é uma iniciativa dos cursos da área de Humanidades da ESE e exibirá o curta-metragem “Bicho do mato”, de 2018, com presença da diretora Juliana Sanson. O evento acontece de forma virtual (YouTube) e presencial (auditório do campus Garcez em Curitiba/PR), com inscrições gratuitas e certificação de 4h.

A cineasta convidada compõe uma mesa-redonda com professores para um momento cultural de debates sobre cinema, educação e pesquisa. Segundo o professor e mestre em Filosofia Douglas Antunes, o cinema pode ser uma ferramenta efetiva para abordar temas sociais e sensibilizar o público para questões de desigualdade social, étnica e de gênero, que coincidem com o objetivo do projeto de desenvolver um olhar crítico nos estudantes. “A partir da produção do curta-metragem, o aluno vai poder compartilhar com o público as questões que aparecem na comunidade dele, de acordo com os interesses que ele tem naquele contexto e a partir de uma visão acadêmica”, diz.

Há uma expectativa de que concedendo, voz a estudantes do Brasil todo e de vários outros lugares do mundo por meio dos polos internacionais da Uninter, também se abordem problemas regionais que muitas vezes não são adequadamente comunicados e sem a atenção necessária. “[Assim] Conseguimos levantar uma pluralidade de problemáticas e possibilitar a reflexão, pois sem essa etapa não há amadurecimento das soluções dos problemas encontrados”, finaliza o professor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Thales Godinho - Especial para a CNU
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Cottonbro/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *