Equipe de rondonistas da UNINTER realiza ações no Mato Grosso
No início de julho, um grupo formado por oito estudantes de graduação e um professor, do Centro Universitário Internacional UNINTER, embarcaram para a cidade de Diamantino, no estado do Mato Grosso, para participar da “Operação Bororos”, nome dado à edição 2015 do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Esses alunos deixaram a sala de aula para levar conhecimento e troca de informações a populações carentes no interior do país.
Eliane Jientara, moradora de uma casa na qual os alunos instalaram uma fossa séptica, declarou-se emocionada. Sua casa de apenas um cômodo não conta sequer com um banheiro. Ela, que tem quatro filhos e está grávida de três meses recebeu orientações jurídicas e odontológicas, realizadas pela equipe do Rondon, para toda a família em sua própria casa.
A experiência, segundo os integrantes do projeto, foi cansativa, mas bem-sucedida. Em parceria com a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), foram realizadas oficinas sobre cooperativismo, higiene bucal, nutrição e palestras para os servidores municipais de saúde. O grupo também visitou alguns bairros e com atendimento domiciliar esclareceu dúvidas sobre diabetes, hipertensão, alimentação e cuidados com a coluna. A ação terminou no dia 26 de julho. Cerca de 270 famílias foram atendidas.
O Projeto Rondon foi criado em 1967 e revisto em 2005, quando passou a ser coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC). A iniciativa já levou mais de 12 mil estudantes por 800 municípios em todo o Brasil. O objetivo é levar conhecimento, entretenimento, saúde, cultura e educação para municípios extremamente carentes, com os maiores índices de pobreza e exclusão social, caracterizados pelos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).