Entender as soft skills pode ser um diferencial competitivo

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

Líderes bem sucedidos não dominam somente as habilidades técnicas, as hard skills. Eles dominam também as habilidades interpessoais como negociação, valores e manutenção de relacionamentos. Essas competências são essenciais para o sucesso no mundo dos negócios. O líder que aprende e promove essas habilidades no ambiente de trabalho tem a chave do sucesso. O conceito de soft skills refere-se às habilidades humanas, sociais e emocionais que formam as nossas relações. Na era atual de automação e alto nível de emprego de recursos tecnológicos, somos impactados pela necessidade de evolução pessoal, comportamental e técnica.

De acordo com Rita Galgani Barchik, mestre em administração e especialista em gestão de negócios, essas habilidades no mundo corporativo e na gestão empresarial podem fazer a diferença e edificam nossas relações na carreira profissional, e também vão contribuir em nossos relacionamentos pessoais. Mas o que precisamos desenvolver?

“Falar sobre soft skills é estar em um processo constante de transformações. Gerenciando as emoções, aprendendo a se autorregular, gerenciar o tempo, e desenvolver a cultura de feedback. Cada vez mais assertivos tanto no pensamento quanto na ação e, claro, ter o emocional sob controle. Ouvir e ser assertivo faz a diferença no mundo dos negócios. Trabalhar em equipe e ter parceria, e compartilhar o conhecimento”, comenta a especialista.

Rita Barchik falou do assunto na palestra Soft skills – diferencial competitivo para você, durante a II Maratona Pós-Graduação Uninter, no dia 29.mai.2021. Ela também respondeu às perguntas dos participantes. Um deles indagou: “Se nasce líder ou se desenvolve um líder?”. Ao que ela respondeu: “Gosto de falar que não nasci líder”.

“Me tornei líder, uma gestora por oportunidades que tive, em decorrência até dos relacionamentos sociais e humanos que fui construindo. Acredito que você desenvolve a liderança. Com habilidades técnicas, mas logicamente associadas a Soft Skills. Temos que desenvolver nós isso pra quando aparecer uma oportunidade de mercado, para desenvolver esse cargo de liderança. Estudem e busquem desenvolver esse conhecimento”, explica.

As empresas buscam vantagem estratégica, resultado, relacionamento, produtividade e harmonia e melhoria contínua. De acordo com Rita Barchik, as soft skills mais exigidas no ambiente de trabalho atualmente são:

  • Resiliência
  • Empatia
  • Visão de resultados
  • Comunicação
  • Flexibilidade
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Trabalho sob Pressão

De acordo com a mentora de capital humano e coach Erika Lotz, as soft skills têm origem na inteligência emocional, que é a habilidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros. Assim, a autoconscientização, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades sociais tingem as cores das soft skills.

O profissional que desenvolve a inteligência emocional reconhece nas dificuldades e adversidades as oportunidades para o aprendizado, crescimento e desenvolvimento, se comunica sem ofender, é tolerante às pressões do dia a dia, coloca metas e objetivos e se mantém firme na direção destas, apesar de possíveis episódios de frustrações que possam vir a acontecer pelo caminho.

Há várias maneiras de se conseguir isso. “Buscando o autoconhecimento, se observando, conhecendo o seu perfil comportamental, seus pontos fortes, suas oportunidades de desenvolvimento, seus objetivos, seus motivadores. Observando atentamente os estímulos (eventos) e suas respostas comportamentais. Aprendendo com elas. Identificando comportamentos que nos afastam dos nossos objetivos e identificando outras escolhas comportamentais”, explica Erika.

Serviço

Você pode assistir à íntegra da palestra clicando no título Soft skills – diferencial competitivo para você, cujo tema central foi “Necessidades do profissional especialista em um mundo pós-pandemia”. A palestra teve mediação dos professores Alexandre Francisco de Andrade e Pricila de Souza, coordenadores de cursos de pós-graduação da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *