Engenheiro destaca oportunidades e necessidades para a acessibilidade no Brasil

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, física ou intelectual. Desse modo, garantir a acessibilidade para que todos possam ter autonomia nas atividades do dia a dia se tornou fundamental, além de um campo repleto de oportunidades para empreender.

‘’A questão da acessibilidade envolve diversas áreas. Os engenheiros, por exemplo, podem empreender por meio de novos equipamentos, tecnologias e serviços. Já os profissionais de gestão pública podem investir na questão de urbanismo nas cidades’’, explica Karin Schneider, assessora da Escola Superior Politécnica da UNINTER.

Diante deste cenário, a Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança e a Escola Superior Politécnica irão promover na próxima quinta-feira (04/08), a palestra Acessibilidade: Um oceano azul de oportunidades, com o engenheiro Sergio Yamawaki, atual presidente da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR. Referência no tema, o profissional se dedica a estudar a acessibilidade e possui uma empresa que trabalha no desenvolvimento de tecnologias para essa questão.

Para Neil Carvalho, diretor da Escola Superior Politécnica, a palestra será de suma importância tanto para os alunos que irão trabalhar na área de engenharia, quanto para aqueles que pretendem atuar com legislação. “De que adianta ter uma rampa para cadeirantes, se alguém pode ir lá e estacionar o carro no lugar em que ela está? Por isso as leis que proíbem essa prática são necessárias. Do mesmo modo, não adianta existir política pública se não existir a tecnologia que viabiliza isso, uma depende da outra e estão completamente ligadas em termos de mercado’’, alerta.

A inscrição para o evento tem o valor de R$ 20,00, e poderá ser realizada até amanhã (02/08) pelo link http://www.uninter.com/fichadeinscricao/?Evento=1537

Edição: Marjoria Gomes

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *