Enfermeiros obstetras se destacam ao redor do mundo
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoAltamente capacitado para atuar em partos e prestar assistência imediata a gestantes, o enfermeiro obstetra vem se destacando cada vez mais entre os especialistas em saúde. A atuação desses profissionais tem o foco no bem-estar da mãe e do bebê, oferecendo o suporte necessário à mulher durante a gestação e o pós-natal. Por isso, ganhou notoriedade entre os especialistas e preferência entre as mães.
Segundo a enfermeira obstetra Mariana Viana, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estão entre as principais atividades desse profissional solicitar exames durante à gravidez, examinar a gestante e acompanhar o processo de recuperação.
Ao estar presente durante o parto, o enfermeiro pode auxiliar a gestante observando se existem possíveis contrações e dilatações. Orientar sobre amamentação e as adaptações do recém-nascido também estão entre suas especialidades.
Mariana conta que a profissão surgiu no Brasil em um contexto da explosão demográfica e já tinha destaque em países como Irlanda, Canadá e Inglaterra. A especialização vem crescendo entre os profissionais da área de enfermagem, gerando muitas buscas em centros acadêmicos.
“Eles têm a formação completa necessária para atender a gestante de baixo risco ou risco habitual”, explica. Os profissionais desta área estão preparados inclusive para dar assistência em partos, desde que de forma natural.
“Temos uma responsabilidade de estarmos atualizados para conseguir suprir qualquer necessidade”, afirma.
A enfermeira obstetra Mariana Viana foi a convidada da Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU) para a live “Conhecendo a Enfermagem: Atuação do Enfermeiro na Obstetrícia”.
Realizada em 22 de setembro, a transmissão foi comandada pela professora da instituição, Deisi Benedet, e destinada a alunos do curso bacharelado em Enfermagem da Uninter.
Assista à live completa no canal de Youtube da Escola Superior de Saúde Única da Uninter.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo