Encontro intercontinental discute sustentabilidade e uso racional da água
Entre os dias 21 e 25 de novembro, foi realizada a sétima edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). O evento bianual foi realizado pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) e promoveu discussões para divulgar o conhecimento técnico-científico sobre água e meio-ambiente, além de destacar a importância de conscientizar a sociedade sobre o uso dos recursos naturais.
Nesta edição, pesquisadores do Brasil, África, Austrália, Alemanha, México, Chile, Canadá, Itália e de outros países participaram de debates sobre “Sustentabilidade: Práticas de Segurança Hídrica, Alimentar e Econômica no Semiárido”. O professor Rodrigo Santiago Godefroid, do Centro Universitário Internacional UNINTER, apresentou o artigo “Estrutura e Composição da Ictiofauna do Rio Bacacheri, Curitiba, Paraná”, em que demonstrou como o processo de urbanização das cidades e a ação das comunidades ribeirinhas afeta os organismos que vivem nos rios e por consequência a própria comunidade da área.
Na opinião do professor, por se tratar de um evento multidisciplinar, o Encontro Intercontinental da Natureza, além de disseminar o conhecimento, demonstrou a interdependência existente entre os reinos animal, vegetal e mineral, assim como as relações dos fenômenos da natureza nos ambientes em que o homem deve e precisa viver. “Uma sobrevivência harmônica só é possível a partir do uso racional dos recursos naturais com produção limpa e negócios sustentáveis”, afirmou Godefroid.