Empreendedorismo como nova perspectiva para o jovem aprendiz
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoO IBGPEX, Instituto de Responsabilidade Socioambiental da Uninter, promoveu uma série de palestras aos jovens aprendizes da Uninter no dia 03 de maio de 2024. A temática do evento foi o mercado de trabalho com assuntos sobre carreira, oportunidades e empreendedorismo. Ao todo, 28 jovens estiveram presentes.
De acordo com a pedagoga do IBGPEX, Pâmella Toski, ações como essa, que tratam sobre geração de trabalho e renda com foco na juventude são imprescindíveis. “Esse tema é muito importante para os jovens de hoje em dia, nessa educação empreendedora”, comenta.
Com o título “Educação Empreendedora: tendências, oportunidades e desafios”, a palestra ministrada pelo sociólogo e consultor Educacional do Sebrae, Alexandre Hamilton, destacou aos jovens a necessidade de se ter um projeto de vida, da importância do desenvolvimento de competências e de aprender novos idiomas.
Ao tratar sobre empreendedorismo, Hamilton ressaltou que é um tema muito importante no ambiente educacional porque o aluno se torna protagonista. “A Unesco diz que quando nós trabalhamos educação em qualquer sistema educacional, sobretudo quando envolve empreendedorismo, temos que desenvolver três competências: a primeira delas é cognitiva, uma abordagem teórica; a outra é atitudinal, que é trabalhar comportamento e o mindset, modelo mental. E por último, competência operacional, que é a execução a aplicabilidade daquele conhecimento”.
Ao final, o palestrante executou, juntamente com os jovens, duas dinâmicas de grupo. A primeira, ele dividiu os presentes em seis grupos e cada um teve o desafio de desenvolver uma solução empreendedora para um determinado público. As propostas foram apresentadas aos demais e os presentes discutiram sobre as ideias inovadoras.
A segunda dinâmica consistiu em cada grupo escolher alguns integrantes para lançar uma bola de papel numa caixa. A ideia era combinar o planejamento de distância e pontuação. Ao final, eles compararam com o resultado dos lançamentos que foram efetivos.
Trajetória Profissional
Essa foi a temática que o professor e psicólogo Fernando Eduardo Mesadri trouxe na segunda palestra do dia. O marco inicial foi uma dinâmica de grupo, também com a atividade de uma bola num alvo, mas desta vez com o pensamento sobre um projeto de vida. O palestrante associou a ação sobre a melhor escolha de trajetória para alcançar sucesso.
“Eu vim falar sobre trajetória profissional, sobre escolha e principalmente sobre autoconhecimento”, ressaltou.
Mesadri prosseguiu com uma abordagem sobre competências por meio do mnemônico CHAVE: conhecimento, habilidade, atitude, valores e entregas. Após, ele falou sobre convicções universais e debilitantes, que fazem acreditar que não merecem ou não são capazes de alcançar o que desejam. Questionado sobre como superar essas crenças, o professor destacou o planejamento adequado de carreira e a autorresponsabilidade.
Necessidade x Oportunidade
A real motivação para empreender pode partir de diversos caminhos, mas independente de qual seja, a origem tem a ver com a necessidade ou oportunidade. O fundador da startup EVA: agricultura urbana, Lorenzo Mesadri, abordou essa premissa com os jovens aprendizes. É preciso ter em mente que empreender é resolver um problema, é ampliar a visão para solucionar uma necessidade.
Para Lorenzo, a inspiração faz parte do desenvolvimento do espírito empreendedor e fazer a diferença deve ser o combustível, principalmente para a juventude. Ele desenvolveu uma tecnologia que permite o cultivo de uma horta que pode ser adaptada em qualquer ambiente. “A gente usa uma tecnologia que faz que qualquer planta cresça até duas vezes mais rápido, porque ela tem uma luz artificial que mesmo no ambiente totalmente sem luz a gente consegue produzir. Tem um armazenamento de água para 21 dias de água e toda a facilidade de um suporte para fazer com que se consiga plantar e colher o próprio alimento orgânico”, destaca.
Para o jovem aprendiz Jhonson Maia, que atua na Logística da Uninter, os conhecimentos, dinâmicas e exemplos trazidos pelos palestrantes proporcionaram reflexões e novas perspectivas do mercado de trabalho, principalmente sobre empreendedorismo. “Achei muito interessante, basicamente uma nova forma de pensar, uma forma de você ter ali um pensamento totalmente diversificado do que as pessoas normalmente estão acostumadas que é o trabalho voltado na parte da CLT”, finaliza.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rafael Lemos e Nayara Rosolen