Egressos do mestrado compartilham experiências no Seminário de Pesquisa

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Uninter (PPGD) promoveu, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2024, o Seminário de Pesquisa destinado à apresentação dos trabalhos acadêmicos dos mestrandos. Na edição deste ano, também participaram 10 egressos do PPGD.  O evento foi presencial e online transmitido pela plataforma Teams aos alunos do curso.

Além da divulgação das pesquisas, realizadas pelos estudantes do mestrado, os egressos tiveram a oportunidade de falar da própria trajetória acadêmica e compartilhar das experiências tanto na pós-graduação quanto na carreira.

Também participou, como mediador do seminário, o professor e coordenador do PPGD, Daniel Ferreira. Ele, que é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Uninter, destacou que o grande diferencial do mestrado do Centro Universitário é o corpo docente. “Eu posso garantir que nossos pesquisadores têm pesquisas de excelência, de impacto e estão preocupados com a condição social da pesquisa e da produção científica”, ressalta.

Para o egresso, Alan José de Oliveira Teixeira, a estrutura ofertada pelo PPGD foi fundamental para a publicação de artigos e para o desenvolvimento da dissertação de forma adequada. “Na minha visão foi uma oportunidade única, e tanto é que o resultado da minha pesquisa se tornou um livro [publicado] pela Editora Fórum que é ‘Inteligência artificial e fundamentação’. Ele é professor da graduação em Direito da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP), assessor jurídico do Núcleo de Licitações e secretário da Comissão de Inovação e Tecnologia da Procuradoria-Geral do Município de Araucária.

Alan realizou o mestrado em 2020/2021 e atualmente é doutorando na UFPR. “Tive oportunidade de continuar os estudos no doutorado sendo orientado por uma docente também aqui do PPGD da Uninter, agora na UFPR. Eu acredito que a Uninter tem um potencial absurdo em pesquisas e toda a estrutura para promover a ciência de qualidade”.

O egresso Anderson Ricardo Fogaça, que é doutorando em Direito do Estado pela UFPR, Juiz de Direito em 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e Juiz Formador credenciado pela ENFAM, corrobora o destaque dado ao corpo docente. “O mestrado aqui da Uninter é altamente qualificado, os professores são muito bons”.

Outro ex-aluno que veio prestigiar o evento foi Samuel Ebel Braga. Ele, além do mestrado concluído em 2019, tem uma relação de longa data com a instituição. “Eu me sinto como um filho da casa porque eu fiz a graduação na Uninter, a antiga Facinter. Fiz meu mestrado aqui, pós-graduação também, então o processo foi muito produtivo, o qual me levou para o doutorado de uma forma muito fácil”, relata.

Ele inclusive obteve o título de doutor em Direito do Estado pela UFPR recentemente e é pesquisador titular do Núcleo de Pesquisas Sistema Criminal e Controle Social do PPGD/UFPR. Questionado sobre o apoio recebido durante sua trajetória acadêmica, Samuel destaca o corpo técnico da instituição. “Desde os professores a todos os funcionários da Uninter o apoio é sempre total. Do teu orientador, do coordenador, da biblioteca, de tudo que o acadêmico necessita para o desenvolvimento de um bom trabalho”, finaliza.

O mestrado acadêmico em Direito da Uninter objetiva o desenvolvimento e a consolidação de pesquisadores e docentes na área do Direito e afins. Está estruturado a partir de uma área de concentração e de três linhas de pesquisa: Teoria e História da Jurisdição, do Estado e dos Direitos Humanos, Jurisdição e Processo na Contemporaneidade e Empresa, Desenvolvimento e Inovação. O curso foi reconhecido pela Portaria nº 256 do Ministro de Estado da Educação, publicada no DOU, Seção 1, nº 34, p. 17, de 16 de fevereiro de 2017. Ao todo, são 114 alunos formados no PPGD.

“Tudo isso indica que fazer mestrado faz diferença para o candidato, para o mestrando, para o futuro mestre, para sua família, para os seus amigos, para a sociedade e para todos nós. É um processo de empoderamento que promove o desenvolvimento, por isso o mestrado em Direito da Uninter tem essas habilidades e competências”, finaliza o coordenador Daniel Ferreira.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rafael Lemos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *