Egresso do UNINTER cria projeto social que é destaque no Mato Grosso em Primavera do Leste
O egresso Sérgio da Silva Machado Junior, do curso de pós-graduação EAD em Metodologia do Ensino de História e Geografia, se destacou na criação de um projeto social na Escola Municipal Cândido Rondon, no Mato Grosso em Primavera do Leste, onde atua como professor das disciplinas de História e Artes.
Sérgio, que cursou sua pós no Centro Universitário UNINTER, contou que a criação do projeto Arte no Muro é parte da visão que o curso proporcionou a ele, ensinando a trabalhar o conteúdo da disciplina de história no dia a dia, em conjunto com a arte. O projeto criado pelo professor deu continuidade a outro já existente na escola com o tema Saúde e Prevenção na Escola (SPE), ambos com o objetivo de conscientizar os alunos da escola sobre suas qualificações pessoais, destacando os malefícios do uso das drogas, DSTs e gravidez precoces. Segundo Sérgio, os alunos da escola não valorizavam o indivíduo, a vida social, emocional e intelectual, e isso era um problema. “Esses elementos estavam, em geral, ligados às famílias que se formaram precocemente e não tiveram tempo ou condições de construir valores para preparar suas gerações para uma melhor inserção social e profissional”, explica.
No projeto foi feita a análise na história sobre as biografias e contextos de personalidades como: Martin Luther King, Gandhi, Madre Teresa e Nelson Mandela, pessoas conhecidas no mundo pelos seus atos. Para incentivar os alunos, Sergio, ainda levou alguns profissionais como médicos, empresários, enfermeiros e professores, para compartilhar suas histórias de vida e superação profissional. Ele contou que havia também um momento em que foram tiradas algumas dúvidas dos estudantes. “A ideia de ampliar as ações pedagógicas contextualizando-as a realidade sem abrir mão da disciplina de história, é estudando as ações humanas no tempo”, finaliza.
Muito bacana a iniciativa e o resultado ficou ótimo. Sempre é bom ver bons exemplos de dedicação dos docentes brasileiros, particularmente no ensino fundamental e médio, onde as adversidades que se impõem sobre o ensino são bastante desafiadoras. Parabéns ao Prof. Sérgio e aos alunos da EM Cândido Rondon.
muito bom o projeto na escola e tive a oportunidade de ajudar só que é no Mato Grosso (MT)
e é em primavera do leste só para endireitar