Egresso de Marketing faz sucesso na Publicidade Médica
Autor: Evandro Tosin - jornalistaCriar valor e chamar a atenção do cliente. Esse é um dos grandes objetivos do profissional de Marketing que busca satisfazer as necessidades do consumidor por meio de produtos ou serviços. Diego Ribeiro, 33 anos, egresso do curso de Marketing da Uninter e empresário no ramo de marketing especializado, trabalha para ajudar no crescimento de empresas da área médica, promover saúde e qualidade de vida para as pessoas.
Em setembro de 2022, Ribeiro abriu o seu próprio negócio e, atualmente, realiza consultoria de marketing, marketing digital, eventos, performance e crescimento de clientes. Mas, a trajetória para chegar até aqui não foi simples. Começou sua experiência profissional, foi empacotador e vendedor de chips de operadoras de celular. Até que, em 2009, decidiu ingressar no curso de Marketing com o sonho de ser marqueteiro.
Por falta de recursos financeiros na época, foi necessário trancar o curso. Mesmo assim, o sonho permaneceu e, em 2012, ele conseguiu retornar.
“Tive muitas dificuldades para conseguir espaço no mercado de trabalho. Até que consegui entrar no setor de marketing de um grande laboratório farmacêutico, onde atuei por oito anos consecutivos e obtive sucesso”, afirma.
Superando barreiras em seu caminho, o egresso, vinculado ao polo Garcez, em Curitiba, recebeu o diploma no dia 7 de janeiro de 2013. À época, Ribeiro trabalhava em uma agência que vendia links patrocinados do Google para pequenas e médias empresas e participou de um processo seletivo que iria mudar a sua história.
Em 2014, ele começou a trabalhar na função de Analista de Marketing em um laboratório farmacêutico, que está entre as maiores empresas produtoras de Implantes Hormonais Bioabsorvíveis no Brasil – fabricados com um tubo de silicone com medida de até 5 cm, trata-se de um método de tratamento para disfunções hormonais.
Zelando pela imagem e divulgando os produtos da empresa farmacêutica, Ribeiro coordenou a exposição da marca em feiras e congressos científicos da área médica. Viajou por vários estados do Brasil, o que lhe ajudou a ganhar experiência e conhecimento na área. E assim, criou uma rede de contatos.
Para ampliar o networking, ele participou do Fórum de Marketing Digital Digitalks – principal evento de negócios do universo digital do país, com o objetivo de ampliar análises e conhecimento na área de comunicação digital.
O egresso teve a oportunidade de realizar palestras e trocar experiências com grandes empresários do setor de saúde – em sua maioria, líderes em hospitais, laboratórios e farmacêuticas. “Conheci grandes players da área médica, participei de reuniões importantes, e escrevi quatro artigos científicos. Senti a necessidade de estudar, vivenciar, respirar o mesmo ar de grandes players do mercado do marketing digital para aplicar na prática”, diz.
Congressos nos Estados Unidos
Para conhecer as inovações tecnológicas da medicina global e saber mais a respeito das transformações da saúde, Ribeiro viajou para o World Congress A4M, em Las Vegas , nos anos de 2018 e 2019.
“Fui para os Estados Unidos fazer análise de mercado e trazer as novidades científicas e tecnológicas de lá, no que diz respeito à medicina, contribuindo para o setor de pesquisa e desenvolvimento”, explica.
Com sede para aprender mais sobre o mundo do marketing e a área médica, o egresso continuou estudando, concluiu dois cursos de pós-graduação. Ele também fez um curso de extensão em cibercrimes no marketing digital.
Treinamento
O profissional de marketing também realizou um treinamento para implementação de receituário médico eletrônico no Brasil, em uma das maiores empresas de marketing do Brasil. Antes da pandemia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aceitava que medicamentos de uso controlado fossem vendidos via receita digital, apenas física.
“Causava demora no processo logístico, prejudicando o tratamento dos pacientes que precisavam das medicações. Foi quando criamos um sistema de prescrição médica eletrônico na Farmácia, foi uma guerra para conseguirmos a liberação para o uso”, relata.
A substituição tinha objetivo de eliminar ou prevenir erros de prescrição médica vindas da redação do prescritor, e da dispensação medicamentosa, além de uma melhora significativa no processo logístico e no combate ao roubo de receitas e falsificações de assinaturas.
Depois disto, Ribeiro também se atualizou, fez provas de qualificação profissional segmentadas por categorias de anúncios. “Tirei cinco certificações em publicidade do Google”, relata o egresso. Ele possui certificação do Google Ads: apps, vídeo, display, rede de pesquisa e em anúncios do shopping.
“Senti a necessidade de estudar, vivenciar, respirar o mesmo ar de grandes players do mercado do marketing digital para aplicar na prática no laboratório. Foi um esforço muito grande”, explica. O egresso se aperfeiçoou em serviços como criação de landing pages, redação publicitária, criação de Playbooks, Draw Flow, Business Inteligence, tráfego pago e vendas.
Novas experiências no marketing
Com o perfil empreendedor e disposto a novos desafios, em 2022, Ribeiro saiu do laboratório farmacêutico após oito anos de trabalho intenso e abriu o seu próprio negócio em Curitiba. Atuando com projetos especiais de marketing digital da área médica.
“Faço lançamentos de eventos científicos, organizo eventos para médicos e instituições, produção de conteúdo para redes sociais, produção de vídeos publicitários, tráfego pago”, diz.
Neste ano, ele recebeu um convite para atuar em uma instituição de cursos de pós-graduação médica. O presidente da instituição havia assistido uma palestra do egresso em um evento na capital paranaense, e com isso, após analisar o currículo e experiência do marqueteiro, convidou-lhe para ministrar aulas em um curso de comunicação digital médica.
Durante o mês de abril de 2023, o egresso terá a experiência de atuar como docente e irá gravar aulas pela primeira vez. Além disto, também está produzindo três artigos para a publicação sobre o Conselho Federal Medicina (CFM) e as legislações da Publicidade Médica no Brasil. Segundo ele, o meio médico é muito rígido nas regras de publicidade e propaganda (resolução CFM 1974/2011), por exemplo, em anúncios do Facebook e políticas de anúncios do Google.
Ribeiro conta como tem sido essa vivência. “Um baita desafio, pois conciliar o dia a dia e encaixar um tempo de qualidade para pesquisar novas referências bibliográficas, montar a apresentação no padrão que é exigido, não é tarefa das mais fáceis, mas muito prazerosa quando você percebe o quão rico é contribuir para as pessoas, para uma sociedade melhor. E a diferença que isso pode fazer!”, afirma.
Autor: Evandro Tosin - jornalistaEdição: Larissa Drabeski
muito bom artigo