Egresso da Uninter vence prêmio sobre reforma política
Autor: Juliane Lima - Estagiária de JornalismoA reforma política entra em pauta no Brasil a cada 4 anos, sempre que ocorre uma nova eleição para o Congresso e o Senado. Nas últimas duas décadas, diversas propostas de reforma foram apresentadas, mas o assunto não sai do campo das intenções.
Gabriel Marcondes de Moura, egresso do curso de Ciência Política da Uninter, participou da Jornada sobre a Reforma Política, promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), que ocorreu no dia 13 de setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). Gabriel apresentou uma proposta que prevê a adoção do voto em lista partidária fechada e pré-ordenada.
“O eleitor vota numa lista definida e pré-ordenada pelo partido político. Também define que a cada três candidaturas ordenadas da lista, ao menos uma seja de mulher – se fosse valer para as eleições de 2018, o Paraná teria eleito 9 mulheres ao invés de apenas 4”, explica ele a respeito de seu projeto.
Gabriel conta que a experiência foi desafiadora, pois o evento era voltado ao direito, por mais que profissionais de todas as áreas pudessem se inscrever. “Não foi fácil de início, pois sou da ciência política e não do direito. Revisar as leis por inteiro, identificar os pontos que foram necessários alterar, realmente foi um desafio pra mim. Como o evento é formado majoritariamente por pessoas do direito, eu teria que fazer um bom trabalho para conquistar o prêmio”, fala.
O projeto legislativo apresentado por ele venceu o Prêmio Eneida Desiree Salgado, no qual poderiam participar todos os inscritos no evento. Um dos convidados foi o deputado federal Gustavo Fruet, do Paraná, que vai avaliar a proposta apresentada por Gabriel, que poderá virar projeto de lei no Congresso Nacional.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Câmara dos Deputados e arquivo pessoal