Egresso da Uninter oferece cursos gratuitos de direção defensiva
Autor: Kethlyn Saibert - estagiária de jornalismoCom o objetivo de proporcionar mais educação e segurança no trânsito, o egresso da Uninter, Dorival Mariano dos Santos, do curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana, resolveu criar aulas gratuitas de direção defensiva para condutores na cidade de Taubaté, interior de São Paulo.
Dorival conta que a vontade de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito surgiu quando era policial militar do estado de São Paulo. “Como sou policial, eu me deparava com muitos acidentes de trânsito. Eu percebia que a maioria dos acidentes era falha humana. Diante desse fato, eu me aposentei e comecei a desenvolver esse trabalho. Foi então que em 2019 decidi ingressar na Uninter, a fim de buscar mais conhecimento e colocar em prática dentro desses cursos gratuitos na minha cidade”, afirma o egresso do polo de Taubaté, formado em 2021.
Ele também é instrutor de trânsito e se dedica a ministrar cursos gratuitos nas horas vagas. “Pego meu horário de folga de pelo menos um sábado ao mês e dedico a fazer esses trabalhos com motociclistas e com o público de direção de quatro rodas. Mas acabo focando mais nos motociclistas, porque eles estão mais em evidência nessa questão de sinistros. Infelizmente, eles acabam sendo um público-alvo nesse aspecto”, afirma.
Nesses três últimos anos, a iniciativa teve grande aderência com participação de aproximadamente 800 condutores. Dorival ainda afirma que o resultado foi tão significativo que já foi convidado para ministrar os cursos em cidades vizinhas. Além disso, em 2021, ele foi chamado para fazer parte do comitê de Segurança Viária de Taubaté, onde realiza palestras e outros trabalhos de conscientização junto à Secretaria de Mobilidade Urbana do município.
Os cursos normalmente acontecem no último sábado de cada mês, com duração de 4 horas, das 14h00 às 18h00. “Trabalho a parte teórica, falando da importância dos equipamentos de condução, principalmente das motos. Falo da importância da manutenção primária do veículo e depois vou criando pistas de condução. A cada momento, eu monto um tipo de pista próximo à realidade da rua e vou corrigindo juntos aos alunos”, explica Dorival.
O egresso ainda ressalta a experiência positiva na graduação no centro universitário: “Me surpreendi! É uma excelente instituição. Até falo que não criei só um laço de aluno, mas também de amizade. Os professores são muito prestativos, como o professor Valdilson Aparecido Lopes, que hoje é um amigo. Tive oportunidade de encontrá-lo numa conferência do Observatório Nacional de Segurança Viária, do qual faço parte. As pessoas da Uninter são profissionais ímpar de conhecimento e amizade”, comemora Dorival.
Dicas de direção defensiva
Como instrutor de trânsito, Dorival dá dicas valiosas de segurança, principalmente para quem é recém-habilitado: “É interessante lembrar que para ter habilidade na direção é apenas com o tempo mesmo, é normal ter dificuldades. Deixo muito bem claro para eles [alunos] que a via é como se fosse um manual, se você ler e seguir as regras, dificilmente você vai cometer um acidente. E caso ocorra um acidente, será somente de danos materiais e não de danos físicos”, pontua.
Além disso, Dorival ainda ressalta os pequenos detalhes que às vezes as pessoas esquecem ou não dão a devida atenção, como fazer a manutenção primária do veículo, cuidando da calibragem do pneu e da parte elétrica. “A moto, por exemplo, uma coisa muito comum é as pessoas esquecerem do sistema de transmissão – corrente, coroa e pinhão. Isso sempre tem que fazer manutenção, pois aumenta a segurança”, alerta.
Outro ponto que Dorival destaca é a combinação perigosa de bebida e direção. “Infelizmente, a bebida é uma cultura no nosso país, independente da região. Mas a própria lei de trânsito deixa bem claro que não penaliza quem faz uso da bebida. A penalização é somente quando você usa a bebida e agrega à direção do veículo. Hoje, temos mecanismos para evitar a direção com bebida, como veículos de aplicativos e táxis, não precisamos correr riscos”, diz o instrutor.
Para saber mais sobre o trabalho de Dorival, siga o Instagram @instrutor_dossantos. Para consultar as próximas turmas de direção defensiva gratuita, entre em contato no número (12) 99151-5934.
Autor: Kethlyn Saibert - estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski