Egressa de Pedagogia é inspiração para alunos do polo de Formosa (GO)
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que o número de mulheres que ingressam no ensino superior supera o de homens.
Entre aquelas que conquistaram o diploma, muitas histórias de superação. É o caso de Zilda Souza, que hoje inspira muitos estudantes do ensino superior em Formosa (GO).
Seu primeiro desafio foi voltar a sala de aula para concluir o Ensino Médio. Aos 30 anos, ela precisava deixar os filhos em casa para estudar todas as noites. “Foi difícil, mas nunca desisti”, diz.
Este foi o primeiro passo de uma trajetória de sucesso na sua formação. Em 2008, Zilda começou a trabalhar em um polo de apoio presencial do Centro Universitário Internacional UNINTER como auxiliar de limpeza.
O contato direto com pessoas de todas as idades que investiam na formação superior foi o estímulo para iniciar o curso de Pedagogia à distância. “Trabalhava no mesmo prédio em que estudava e em dias de aula, eu terminava a limpeza, me arrumava e ia para a sala”, relembra.
Destaque em sua turma, após a formatura ela recebeu um convite para trabalhar na biblioteca do polo da UNINTER em Formosa (GO). Com o tempo vieram os convites para atuar como auxiliar de tutoria e depois como tutora.
“É gratificante ajudar outras pessoas a não desanimarem diante dos desafios. Hoje, muitos alunos me agradecem e dizem que sou uma inspiração para que eles também conquistem o diploma”, comenta emocionada.
Apaixonada pela educação, ela continua investindo em sua formação. Depois de concluir a pós-graduação em Formação de Docentes e de Tutores: Orientadores Acadêmicos em EAD ela já se prepara para iniciar mais uma especialização.