Educação e tecnologia unidas por meio dos jogos digitais
Ação, planejamento e estratégia são alguns dos pontos essenciais na hora de participar de um jogo. A vontade de superar os concorrentes ou até mesmo o seu próprio recorde faz o jogador se esforçar e aprender com os seus erros.
Dessa forma, observando a utilidade dos jogos digitais no aprendizado escolar e social a pesquisadora Cristina Chagas apostou nesta temática para a defesa da sua dissertação de mestrado. A proposta foi entender como eles auxiliam no aprendizado, com objetivo de ampliar não apenas o seu horizonte de ensino como professora, mas dos profissionais da educação em geral.
Cristina destaca que a tecnologia está cada dia mais inserida no cotidiano, principalmente por meio dos jogos digitais que ganham a atenção diária da maioria das pessoas. Ressalta ainda que mais do que passatempos, eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo. “Apesar de haver a discussão de que a tecnologia está cada vez mais nos tirando o foco e a atenção, não podemos desconsiderar que há muitos auxílios. Um exemplo são os treinamentos cognitivos, feitos por meio dos jogos digitais”, explica Cristina.
A professora do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias Luana Wunsch reforça a importância do uso de jogos digitais na educação, mas alerta que os professores precisam aprendem a utilizar de maneira assertiva essas tecnologias. “Jogos são sim muito importantes na educação, mas não basta o professor levar o jogo para sala de aula, o que vai realmente fazer a diferença é o planejamento do uso desse material”, afirma.