Educação para o trânsito salva vidas
Autor: Milena Souza - Estagiária de JornalismoA educação para o trânsito precisa acontecer de forma constante, em todos os ambientes, já que estamos sempre em movimento pelas cidades, seja como pedestres ou motoristas. Essa consciência é necessária para que todos possam transitar com respeito e responsabilidade.
Esse foi o assunto do programa Trânsito e Mobilidade, exibido pela Rádio Uninter no dia 13.ago.2021. A live intitulada Educação para o Trânsito e Prevenção de Acidentes contou com a participação dos professores Valdilson Lopes e Gerson Buczenco.
Na ocasião, eles conversaram sobre a produção do livro e da disciplina criada pelo professor Valdilson, que se tornou em uma matéria para os estudantes do curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter.
“A disciplina vem para agregar a partir do artigo 76 do Código de Trânsito. O trânsito é formado primeiramente por educação. Quando a pessoa conhece o trânsito e sabe o que pode fazer, ela não vai se ferir”, afirma Valdilson. Para ele, é preciso educar antes de punir e ter a consciência da educação para o trânsito. “Como vamos punir se a pessoa não tem conhecimento da lei? ”
Outro ponto abordado na live foi o conjunto de ações e responsabilidades que estão a cargo de cada motorista. “Quando pensamos em gestão para o trânsito, pensamos em educação e fiscalização, um não pode andar sem o outro. Mas o primeiro ponto é a educação para o trânsito”.
O professor ainda explica que é preciso realmente cumprir o papel de cidadão e termos comportamento exemplar. “Não adianta cobrar dos órgãos públicos se eu não obedeço as regras. Um exemplo é jogar lixo pra fora da janela. Como vou cobrar se eu não faço a minha parte?”
Para concluir, Valdilson ressalta que precisamos estar sempre atentos ao que está acontecendo enquanto estamos transitando. “Devemos pensar de forma diferente. Quando o ser humano vive no coletivo e entende que tem direitos e deveres, tudo muda. Tudo isso entra na educação para o trânsito. Por isso, se nós pudermos salvar uma vida, já vale a pena”, conclui.
Autor: Milena Souza - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay