Educação Inclusiva é o foco de capacitação docente da Uninter
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmicaA Uninter, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Araranguá, em Santa Catarina, está ofertando o curso de formação continuada “Formar para incluir”, voltado à Educação Especial e Inclusiva.
A formação é destinada a 500 professores da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), que é composta por 15 municípios. O objetivo é capacitar os profissionais da equipe de Ensino e da equipe da Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação de Araranguá, assim como os professores de Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para promover práticas inclusivas e de qualidade no ambiente educacional, fundamentadas nos princípios da igualdade de oportunidades, valorização da diversidade e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
Serão quatro encontros, sendo que dois deles já aconteceram nos dias 07 e 08 de agosto no auditório Plínio W. Linhares – Center Shopping Araranguá. O evento abordou as seguintes temáticas, autismo em sala de aula – estratégias para o manejo de comportamentos pivotais e gestão de comportamento do aluno TEA; estratégias para o trabalho com alunos com TDAH; desafios e estratégias: capacitação em educação especial para alunos com deficiência auditiva e visual, e estratégias e práticas inclusivas na educação de alunos com deficiência física.
De acordo com a diretora do polo da Uninter de Sombrio (SC), Valdete Homem, o evento está sendo um sucesso.
“Recebemos muitos feedbacks, inclusive, um deles encheu nosso coração de orgulho, de uma professora que falou que em 28 anos de magistério, nunca tinha participado de uma formação tão completa. São esses comentários que nos dão a certeza que de fato, foi uma boa iniciativa e que estamos no caminho certo”, destacou a profissional.
Nos dias 10 e 11 de setembro, acontecerão dois últimos encontros. Abaixo estão as temáticas que serão abordadas e os profissionais que irão conduzir cada uma delas.
- Adaptação e Flexibilização Curricular para alunos inclusos – professora Jucimara de Barros Bandeira.
- Explorando as habilidades de alunos com Transtornos Específicos de Aprendizagem – professor Bruno Luis Simão
- Inclusão em Ação: Estratégias e Práticas para a Educação de Alunos com Deficiência Intelectual – Viviane Schueda Stacheski
- Estratégias práticas para trabalhar com a criança e adolescente com TOD em sala de aula – professora Monica Caetano Vieira.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: PAP Sombrio