Educação de qualidade é tema de projeto de extensão
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de JornalismoA Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter deu início a um novo projeto de extensão. O projeto Chave Interdisciplinar envolve o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo tema é educação de qualidade. A atividade extensionista é voltada para os cursos de licenciatura em Pedagogia, Educação Especial, Psicopedagogia e ao bacharelado em Psicopedagogia. A cerimônia de lançamento aconteceu no campus Garcez, em Curitiba (PR), em 14 de junho de 2023, com transmissão pelo YouTube.
O projeto tem como objetivo aplicar a formação profissional e humana dos estudantes, buscando assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade para promover oportunidades de aprendizagem. O roteiro da iniciativa irá funcionar em quatro etapas:
- O aluno deverá realizar um diagnóstico de realidade educacional, visitando uma escola de educação básica na região onde vive e verificar como funciona o atendimento aos alunos;
- O estudante deve realizar um levantamento de dados da escola, verificando: a quantidade de alunos que são público-alvo da educação especial, indicar quantos estudantes têm atendimento educacional especializado, apontar quais elementos de acessibilidade arquitetônica estão disponíveis na escola e pesquisar e escolher um projeto desenvolvido na educação básica do Brasil que garanta equidade e qualidade a todos;
- Com isso, o aluno deverá fazer uma proposta de intervenção para a escola que escolheu, visando promover a ODS 4;
- Enviar a proposta ao grupo da Uninter e à escola e fazer uma autoavaliação da sua atividade.
“A extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes, como prática acadêmica que interliga o estudante a comunidade. No caso de nossos cursos da área de Educação, proporciona a extensão junto à comunidade escolar”, relatou a professora responsável pelos projetos, Gisele Cordeiro.
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo