É preciso debater a reforma da Previdência para saber se ela é boa ou ruim
Autor: Juliane Lima - Estagiária de JornalismoA reforma da Previdência é debatida há anos no Brasil, e agora está prestes a ser aprovada. Você sabe de que forma ela irá afetar os seus direitos? Alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Uninter participaram de uma palestra no dia 8 de agosto, no auditório do campus Divina Providência, em Curitiba (PR), com o advogado e professor de pós-graduação em direito previdenciário Milvio Manoel Cruz. No evento eles puderam tirar dúvidas sobre o tema.
Antes de entrar especificamente no assunto das aposentadorias, Milvio contextualizou a situação da seguridade social em nosso país. Você sabia que o Brasil possui os dois maiores seguros sociais do mundo? Segundo o palestrante, o DPVAT e o INSS são os seguros que alcançam o maior número de beneficiários no mundo todo.
Por isso, defende o professor, o sistema de seguridade social, que inclui a Previdência, precisa ser preservado. E para isso é necessário que a população conheça o tema. “Acho que esses eventos sobre a reforma da Previdência têm o intuito de informar a população do que efetivamente está acontecendo”, afirma Milvio.
O advogado falou especificamente sobre dois aspectos que terão impacto direto com as mudanças que estão em votação no Congresso, que são as modalidades de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. As regras de aposentadoria precisam levar em conta a diversidade do país, pois a expectativa de vida média do brasileiro é de 75 anos, mas existem estados onde a expectativa de vida passa dos 80, enquanto em outros é de apenas 68 anos de idade.
Por isso o debate sobre a reforma da Previdência é algo que se prolonga há anos, passando por muitas gestões diferentes, pois a extensão territorial e as desigualdades regionais brasileiras dificultam a tarefa de se encontrar um denominador comum que seja justo para todos. Cruz afirma que é necessário que a sociedade conheça seus direitos e cobre dos seus representantes a melhor solução para o povo.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo