E-book divulga trabalho com Plantas Alimentícias Não Convencionais

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como o nome sugere, são alimentos que não são produzidos em larga escala e são característicos de determinadas regiões. Esses alimentos são importantes fontes de nutrientes e carregam características culturais.

‘’As Pancs, em algumas comunidades, são verdadeiros tesouros, representantes da alimentação e da cultura de um povo. Aqui em Minas Gerais por exemplo, a ora-pro-nobis é uma tradição da culinária local. As Pancs  são alternativas sustentáveis, uma vez que são de fácil cultivo e sobretudo ricas nutricionalmente’’, diz a estudante do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Uninter, Evelyn Tosta.

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas da Uninter, entendendo a importância das Pancs, produziram o E-book “Pancs Soberania Alimentar’’. Publicado no dia 30 de novembro, o escrito traz os trabalhos realizados durante a fase A II deste ano, além de 8 capítulos inéditos. O dia também foi de comemoração após o curso ganhar nota máxima na avaliação do MEC.

‘’A produção do e-book surgiu de um portfólio proposto pela Uninter, no qual tínhamos que apresentar uma pesquisa sobre uma Panc, envolvendo os aspectos culturais e botânicos associados à mesma’’, reforça Evelyn.

O trabalho de conhecimento de valorização das Pancs está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que faz parte de um programa da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS têm como objetivo motivar os países a repensarem suas práticas com 17 objetivos e 169 metas a se cumprir até 2030.

As produções foram pensadas para o ODS 16, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. A atividade trouxe para o debate a meta 16.9, a qual discute para além da identidade civil, a identidade cultural dos diferentes grupos, povos e comunidades tradicionais trazida através do alimento.

A publicação do e-book foi organizado com as professoras Nicole Witt, Júlia Bertoti, Milene de Lara, Cristiane Benvenutti, Renata Garbossa e Dinamara Pereira. Além disso, contou com produções das mesmas e outros professores da área da Geociências da Uninter. Este também reflete um protagonismo dos estudantes envolvidos.

A estudante do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, Iasmim Menezes, revela o sentimento de satisfação em ver o trabalho pronto e publicado. ‘’Me senti muito orgulhosa de ter conseguido fazer um bom trabalho sobre um assunto que eu não tinha um conhecimento prévio. Eu observava muito os animais, não as plantas então eu tive um pouco de dificuldade para fazer. Foi realmente um desafio, mas foi bem legal o processo, aprendi bastante e ter conseguido finalizar e depois ter recebido o convite para participar do e-book, me deixou muito lisonjeada. Acho que é aquele sentimento de “o coração ficar quentinho”, finaliza Iasmim.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “E-book divulga trabalho com Plantas Alimentícias Não Convencionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *