É aluno da Uninter? Então o seu próximo emprego pode estar a um clique
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de JornalismoNo mercado de trabalho, o momento, é de incertezas. A economia está em retração e as empresas se adaptando ao novo cenário. Mas estas mudanças também podem abrir novas oportunidades para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho.
A Uninter tem um setor voltado para auxiliar alunos e egressos da instituição a encontrar uma oportunidade de trabalho, a se programar com sua carreira e até mesmo organizar seu currículo. Esse departamento, chamado Central de Empregos e Carreiras, está sob a supervisão de Gilson Luiz Silveiro dos Santos desde out.2019.
Hoje, a Uninter conta com com 349 empresas parceiras. Apesar de a quantidade de ofertas ter diminuído devido à pandemia, foram divulgadas 97 vagas de estágio e 220 oportunidades de emprego só em maio deste ano (2020).
Por causa da necessidade de distanciamento social, houve apenas 4 atendimentos presenciais neste ano, mas foram feitos 374 atendimentos via e-mail até maio. Esse número apresenta um aumento em comparação aos anos anteriores, sendo maior que o total de atendimentos realizados em 2018 e o equivalente a 77% dos atendimentos feitos durante todo o ano de 2019.
Hoje a plataforma do setor conta com 19.964 currículos cadastrados de alunos e de egressos. É importante sempre manter o currículo atualizado e completo. “Currículo é a primeira impressão que o candidato causa na empresa, se ele estiver incompleto dificulta a contratação, pois não comunica todo o potencial do candidato”, afirma Gilson.
O sistema da central faz a busca pela empresa, baseando-se nos currículos vinculados à plataforma. Em seguida, entra-se em contato com os candidatos para verificar se há interesse na vaga. Se o candidato confirmar interesse, ele é colocado num banco de dados para análise da empresa. Ao final do processo, a empresa firma contrato com a pessoa e envia mensagem para os outros candidatos, avisando que a vaga já foi preenchida.
Gilson comenta que houve maior busca por estágios de janeiro até maio, pois a maioria dos alunos contatados tem necessidade de realizar o estágio obrigatório ou quer ganhar experiência para melhorar sua qualificação.
A divulgação da plataforma tem sido realizada por e-mail, que acompanha um link para cadastro. Após aderir ao sistema, o candidato pode navegar pela plataforma de maneira autônoma e também pode ser escolhido por alguma das empresas cadastradas que tenha disponibilizado vagas, pois o próprio sistema faz uma varredura de compatibilidade através do perfil que a contratante necessita.
Com a pandemia, a Central de Empregos e Carreiras tem sido uma ferramenta muito útil para empresas e alunos, segundo Gilson. O currículo cadastrado no sistema da central não fica preso à plataforma, pode ser impresso ou salvo para envio a empresas que não são cadastradas.
É possível encontrar a Central no site da Uninter, no link Central de Empregos e Carreiras, e o serviço está disponível para todos os alunos e egressos. Em caso de dúvidas ou dificuldades, é possível entrar em contato com o gestor do setor através do e-mail [email protected] com as informações como Nome, RU e curso.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Vlada Karpovich/Pexels
Apenas gostaria de parabenizar e agradecer aos responsaveis pela iniciativa deste projeto tão importante para colocação de profissionais no mercado.
Ivonete Morais
O site está em manutenção, tem alguma previsão de retorno?
Oi, Fernanda. Por favor, veja se consegue acessar agora. Obrigado pelo alerta e pela leitura.
Poxa ja tentei entrar no site da uninter carreiras,mas não está funcionando.
Olá! Você pode obter maiores informações pelo e-mail [email protected]
O site está em manutenção tem alguma previsão de retorno?
Já tentei contato pelo e-mail porém sem sucesso…
Gostaria de informações se a central também auxilia na obtenção de vagas para estagio
Sim, ajuda.