Docentes da Uninter prestigiam Fórum Internacional de políticas sobre drogas em Curitiba
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoOs professores da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas da Uninter André Matsuno, Bruno Simão, Cícero Bezerra, Jeimely Bornholdt e Marli Rabelo participaram do 3º Fórum Internacional de Políticas sobre Drogas que aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, nos dias 13 e 14 de junho.
Com o tema central “A importância da responsabilidade compartilhada na política sobre drogas”, o evento reuniu diversas autoridades e especialistas, tanto de órgãos governamentais quanto de ONGs com atuação nacional e internacional.
Diversos assuntos foram discutidos, com destaque para o mercado de trabalho, avanços e conquistas com responsabilidade compartilhada na política municipal sobre drogas e estratégias para garantia de direitos nas comunidades terapêuticas.
Para o professor Bruno Simão, participar de um evento dessa magnitude é fundamental na educação e conscientização sobre os temas abordados.
“Além de transmitir conhecimento aos alunos, os docentes podem aprender com as experiências compartilhadas no evento e adaptar essas informações para suas práticas educacionais, melhorando assim a abordagem pedagógica em relação à prevenção ao uso de drogas e ao combate ao tráfico”, afirma.
Outros destaques foram as palestras dos especialistas internacionais que compartilharam casos importantes voltados aos cuidados com recuperação, qualificação profissional e assistência terapêutica aos indivíduos vulneráveis.
De acordo com a professora Marli Rabelo, “todas as palestras tiveram embasamento científico, com princípios de promoção à saúde e educação e a preocupação com o desenvolvimento de competências e habilidades dos indivíduos recuperados”.
Para o professor Cícero Bezerra, o que chamou a atenção no evento foi a operação global desenvolvida pela ONU por meio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A entidade lidera uma campanha global de conscientização sobre os problemas que as drogas ilícitas causam na sociedade como um todo e, especialmente, para os jovens. A participação em eventos dessa temática possibilita que os docentes estejam atentos às problemáticas da sociedade como o caso das drogas.
Nesse sentido, Cícero Bezerra enfatiza que “na sala de aula, os professores têm uma oportunidade de fazer um trabalho de conscientização, abordando as consequências pessoais, familiares, sociais, decorrentes dos abusos do uso de drogas”.
Na mesma linha, Jeimely Bornholdt, professora de música, acredita na importância de participar em fóruns de políticas públicas sobre drogas e como a música pode ser uma ferramenta relevante na transformação e inclusão.
“Nós, professores de música, desempenhamos um papel vital na formação de jovens e na promoção de um ambiente saudável e positivo através da educação musical. A música, sendo uma forma de arte universal e inclusiva, possui o poder de transformar vidas, fortalecer a autoestima e oferecer alternativas construtivas para a expressão emocional. Vejo isso todos os dias em minha prática, onde jovens encontram na música uma forma de se expressar, superar desafios e construir um futuro mais promissor”.
O Fórum foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, o Departamento de Política Sobre Drogas e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O principal objetivo foi promover o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade, visando estratégias mais eficazes para enfrentar os desafios associados às políticas sobre drogas. O evento contou com participantes vindos da Alemanha, Espanha, Colômbia, Chile, Uruguai, Estados Unidos e representantes do UNODC.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação