Doce Natal mobiliza voluntariado e beneficia 800 crianças
Autor: Nayara Rosolen – JornalistaDa doação de valores à embalagem com cuidado e o carinho da entrega, mais de 250 colaboradores da Uninter se engajaram na Campanha Doce Natal 2023. A ação realizada pelo Instituto IBGPEX em parceria com a área de Gestão de Pessoas do grupo educacional presentou 800 crianças de oito organizações sociais diferentes.
A festa de entrega, com a presença do Papai Noel, aconteceu no Instituto AMA, na manhã de 9 de dezembro. A entidade atende a 110 crianças por mês, sendo 60 delas em situação de risco social e em atividades de tempo integral. Os pequenos foram recepcionados com lanche, música e brincadeiras. Mais uma vez, para cada um real doado pelos colaboradores, a Uninter doou dois reais, triplicando o valor do montante, que chegou a aproximadamente R$ 30 mil reais.
Para o coordenador de Gestão de Pessoas da Uninter, Christiano Lopes Affonso, o resultado é “gratificante” não só por causa do valor. O profissional afirma que, assim como está no DNA da empresa transformar a vida das pessoas, é possível também por meio do voluntariado sentir a transformação causado no cotidiano de cada colaborador. “Criando esse ambiente de voluntariado, as pessoas se unem e unem forças. Isso acaba refletindo no dia a dia, em um ambiente colaborativo, participativo. Sentimos essa sinergia, esse engajamento, dentro da Uninter e nas atividades do dia a dia”, salienta.
Gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki garante que o trabalho voluntário dentro do Grupo Uninter caminha em um movimento crescente. A princípio com ações dentro da empresa, depois com ações externas, mas ainda em horário de expediente. Desta vez, mais de 40 colaboradores se inscreveram para realizar o voluntariado no tempo livre. De acordo com Rosemary, é perceptível como o trabalho voluntário e a solidariedade têm se conectado com a cultura institucional.
“Sentimos que atingimos o objetivo quando deixo de falar que o voluntariado transforma e começo a dizer que o voluntariado me transforma. Sabemos que as crianças são impactadas, hoje certamente é um dia feliz para elas, mas tenho certeza de que a maior transformação acontece na vida das pessoas que doam seu tempo […]. Sou muito grata ao Grupo Uninter pela oportunidade que temos de desenvolver esse trabalho, que, de fato, é despertar pessoas para transformar a vida de outras pessoas”, conclui.
Segundo a pedagoga do Instituto AMA, Mirele Macedo Fonseca, as crianças atendidas diariamente pela entidade passaram por diferentes situações e são quadros delicados. Por isso, quando os voluntários transmitem amor e carinho, se sentem acolhidas. “Tem um significado muito importante para elas saber que têm pessoas que se preocupam, além de outras pessoas conhecerem esse trabalho social, que é tão importante. […] As crianças ficam animadas, ansiosas, sabendo que alguém vai vir passar o dia com eles”, declara.
As doações acontecem por meio do Pix ou transferência bancária, porque todos os brinquedos doados são pensados pela assistente social do IBGPEX, Fernanda Milane, que está à frente da campanha e seleciona cada presente de acordo com a idade e o desenvolvimento das crianças que os recebem.
“O presente é algo mágico. Durante o ano, as crianças não têm a oportunidade de receber esse presente que a Uninter está proporcionando. Além de qualidade, são com a faixa etária adequada e que não vão estragar com facilidade. Elas vão ter a oportunidade de dividir com os colegas, porque compramos muitos jogos didáticos e educativos, também para ajudar a organização de alguma forma”, afirma Fernanda.
Para as atividades realizadas em sala, foi criado um grupo de trabalho de brincadeiras, pelo qual os voluntários desenvolveram brincadeiras adequadas para cada idade e trabalharam mais diretamente na diversão das crianças.
Em busca da transformação para o bem
O advogado Carlos Eduardo Garcia atua no jurídico corporativo da Uninter. Há mais de dez anos, quando chega a época de Natal, ele troca o vestuário formal do trabalho e coloca a roupa de Papai Noel, para a alegria dos pequenos. Além da entrega dos presentes, durante a campanha Doce Natal, Carlos passou por todos os setores do grupo educacional, na busca por sensibilizar e engajar ainda mais os colaboradores da instituição.
“Fico muito feliz. O voluntariado é devolver o que se recebe de bem e, quando você faz o bem, recebe só o bem. Saímos energizados daqui, com a energia das crianças, de fazer o bem, é gratificante. Nos tornamos mais solidários, mais pacientes com outros, tentamos entender as dificuldades e isso também nos ajuda no dia a dia como profissional. Não tem como desejar nada diferente do que muita saúde, paz e um feliz Natal para todos!”, declara.
A jovem aprendiz da Secretaria Acadêmica da Uninter, Noemi Ribeiro, tem 19 anos e participou pela primeira vez de uma ação voluntária. Com a boa experiência, ela já tem planos de continuar o engajamento no voluntariado dentro e fora da empresa daqui para frente.
“Estou muito feliz, me sentindo muito bem. Sempre tive vontade, mas nunca tiver oportunidade. É algo muito legal o que a Uninter proporciona para a gente, porque nunca tive oportunidade fora. Fazer isso com pessoas do meu dia a dia, que eu converso e tenho convivência, é muito legal. Olhamos com mais carinho para pessoas com grau maior de necessidade. Sou cristã, então é um valor para mim inestimável, não tem como explicar”, finaliza.
Sobre o Instituto AMA
Com a missão de amar, o AMA é uma instituição filantrópica, sem fins econômicos ou qualquer vínculo com órgãos públicos. O objetivo é promover e articular ações em defesa dos direitos, prevenção, orientação, bem como prestar serviços para melhorar a qualidade de vida de crianças em situação de vulnerabilidade social. Ainda com apoio às famílias, buscando uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.
O trabalho é mantido 100% com doações voluntárias. Além das 60 crianças em período integral, a entidade atende crianças com deficiência, que são ajudadas ao longo do tratamento, com medicamentos, fraldas, leite, cadeiras adaptadas e camas hospitalares.
Tudo de forma gratuita, planejada e continuada, com a supervisão e orientação de profissionais qualificados. Por isso, além de valores em dinheiro para manter as despesas e voluntariado direto com as crianças, a organização recebe todos os tipos de doação, como roupas, calçados, materiais de limpeza, alimentos, materiais didáticos, entre outros. Para ajudar, basta entrar em contato pelo site ou rede social.
Autor: Nayara Rosolen – JornalistaEdição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica