Do palco para a praça: coro Margareth Picler se desafia em apresentações nos diversos espaços
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação AcadêmicaCom o objetivo de disseminar a cultura musical na comunidade, o coro Margareth Picler se apresenta em diversos espaços como unidades da Uninter, praças públicas, escolas, igrejas e teatros. Cada ambiente proporciona oportunidades únicas e desafios específicos, contribuindo de maneira significativa para o enriquecimento do coral e do público, além de ser uma prática fundamental para o desenvolvimento artístico e social dos coralistas.
Ao se apresentar em diferentes locais, o coro amplia o próprio alcance e engaja diversas comunidades. Concertos em praças e eventos públicos tornam a música coral mais acessível a um público amplo, muitas vezes composto por pessoas que não frequentam espaços mais elitizados como teatros ou salas de concerto. Isso fortalece os laços comunitários e promove a inclusão cultural.
Para a professora e maestrina Jeimely Bornholdt, uma das dirigentes do coro, a apresentação nos diversos espaços permite que o grupo experimente diversas acústicas, ambientes e públicos. “Desde igrejas e teatros até praças públicas e escolas, cada local possui características sonoras distintas que desafiam os cantores a adaptarem sua técnica e projeção vocal. Isso promove um crescimento técnico e interpretativo, pois os coristas aprendem a ajustar seu desempenho às especificidades de cada espaço”.
Outro destaque é a promoção para a formação musical de crianças e jovens quando as apresentações acontecem em escolas e instituições educacionais. As performances não apenas oferecem uma introdução à música coral, como também incentivam a participação em atividades artísticas. “O contato direto com a música ao vivo pode despertar o interesse de novos talentos e promover a educação musical desde cedo, contribuindo para a formação de futuros músicos e apreciadores de arte”, destaca Jeimely.
A diversificação de locais de apresentação também contribui para a visibilidade do projeto. Eventos renomados permitem atrair a atenção da mídia e do público. Um exemplo disso foi a participação do coral no auditório Antônio Kraide, no espaço Portão Cultural, como parte da 7ª semana cultural de Curitiba. Na ocasião, além de integrar um festival do calendário municipal, o coro contribuiu com a coleta de doações que foram destinadas às vítimas do desastre do Rio Grande do Sul.
“Cada apresentação é uma oportunidade de criar memórias e experiências únicas, tanto para os coristas quanto para o público. Apresentar-se em espaços icônicos ou em eventos significativos deixa uma marca duradoura na trajetória do coro. Essas experiências enriquecem a vivência musical dos cantores, fortalecendo o senso de equipe e a paixão pela música”, finaliza Jeimely Bornholdt.
O coro Margareth Picler é um projeto de extensão da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas e é composto, atualmente, por mais de 700 coralistas presenciais e online. Uma iniciativa mantida pela Fundação Wilson Picler, o coral é voltado para a área de linguagem corporal e cultural e tem como principal objetivo a participação de futuros professores da educação básica em atividades de formação musical. É aberto a alunos, a colaboradores e à sociedade em geral.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica