Do estágio à contratação: estudante se destaca na atuação em mineradora

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

O estudante de Engenharia de Produção da Uninter, Otavio Silva de Jesus, teve a oportunidade de estagiar em uma das grandes mineradoras do país. Entre os meses de julho e agosto de 2021, ele atuou na Mina de Bauxita de Paragominas. O estudante ganhou destaque nas suas atividades e recebeu elogios dos responsáveis da empresa.

Otavio realizou o estágio supervisionado na empresa, o qual tem objetivo de permitir um primeiro contato entre o estudante e a realidade de sua área. Por meio dessa experiência, é possível vivenciar o dia a dia de uma empresa com seus problemas existentes e suas rápidas necessidades de soluções.

Período de aprendizado

De propriedade da Mineração Paragominas S/A, o empreendimento está localizado na zona rural município de Paragominas, no estado do Pará. As operações da companhia tiveram início em março de 2007, quando ainda pertencia à ex-estatal brasileira Vale S.A.

De acordo com as informações do relatório de estágio, as atividades realizadas por Otavio exigiam muita responsabilidade e atenção. Também permitiam um aprendizado significativo em relação aos procedimentos operacionais padrão, lógicas de automação e o fluxo otimizado do processo.

“No início do estágio, ao acompanhar operadores, a comunicação era ruim devido ao alto ruído na área do beneficiamento e isso dificultava o entendimento sobre o processo”, conta Otavio.

O empreendimento possui estruturas como as instalações de Lavra e Pátio de Homogeneização, e realiza atividades como Britagem, Moagem e Classificação, Espessamento de Concentrado, Espessamento e Disposição de Rejeito, Drenagem Industrial, entre outras.

Atualmente, movimenta cerca de 16 milhões de toneladas de minério por ano, produzindo anualmente 11,4 milhões de toneladas de bauxita. Durante o período que atuou na empresa, de 20 julho a 27 de agosto, Otavio teve acesso a todos os setores da companhia.

“O período de estágio foi bastante enriquecedor, tanto profissional, quanto pessoalmente. Por meio do convívio diário com outros profissionais, foi possível um maior desenvolvimento na área”, conta.

Reconhecimento

Com o estágio, Otavio ganhou notoriedade e reconhecimento. De acordo como professor e especialista em Formação Docente para EAD, Vitor Hugo Lopes, a Uninter recebeu a indicação para a contratação do aluno como Engenheiro Jr por parte da mineradora.

“Agilizei a sua conclusão de curso, pois era a última matéria, para que ele possa apresentar um histórico atualizado na empresa”, explica.

O coordenador e supervisor técnico da Hydro, Geovan Olavo Brito de Oliveira, afirmou quer Otávio apresentou performance acima do esperado, com uma entrega que foi primordial para nortear a operação de usina nas tomadas de decisões para o alcance das metas

“Considero Otávio um profissional com grande futuro e esperamos aproveitá-lo aqui na empresa”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *