Diretoria Acadêmica da Uninter integra programa de formação para aperfeiçoamento do ensino
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de JornalismoDevido às transformações causadas pela pandemia, líderes de instituições de todo o mundo precisam repensar os modelos de ensino. Com isso em vista, dez membros da Diretoria Acadêmica da Uninter participaram do programa virtual Traçando Rotas de Ação para a “Nova Normalidade” no Ensino Superior, realizado pela Associação Columbus, entre os dias 29 de outubro e 20 de novembro de 2020. Os representantes da instituição, dentro de um grupo com mais de 750 executivos de 50 universidades da América Latina, receberam o desafio de pensar e construir o “novo normal” para a educação.
“Propomos, na perspectiva do aprender fazendo, criar um espaço para que, neste contexto de adversidade, os líderes universitários de toda a região possam, em interação com seus colegas, desenvolver novas abordagens, abrir o campo do possível e considerar inovações que vão além dos métodos usuais. Foi uma experiência inédita em que partilhamos novos conhecimentos, com elevado grau de participação e motivação”, afirma Daniel Samoilovich, diretor executivo da associação.
A Uninter foi representada por dez gestores: o reitor Benhur Gaio; o vice-reitor Jorge Bernardi; a pró-reitora de assuntos institucionais Denize Campos; o pró-reitor de administração universitária Moacyr Paranhos; o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Nelson Castanheira; a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral; a diretora da Escola Superior de Educação Dinamara Machado; o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider; o diretor da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades, Rodrigo Berté; e o diretor da UninterTECH, Marlus Geronasso.
Durante quatro semanas, eles trocaram conhecimentos e experiências com os demais participantes, além de acompanharem apresentações de especialistas de vários países americanos e europeus. Assim, os líderes tiveram acesso a marcos conceituais, estudos de caso e instrumentos e exercícios de aplicação. A ideia é que, a partir dos debates, eles construam um planejamento para os próximos anos.
“Todos os trabalhos que nós desenvolvemos como um grupo diretivo da área acadêmica nós vamos implementar a partir de 2021 em nosso planejamento estratégico, com diversos enfoques. Na melhoria qualitativa dos nossos projetos pedagógicos e, principalmente, nas ações práticas da formação dos nossos alunos. As diretrizes curriculares nacionais trouxeram essa questão da aplicação e desenvolvimento da prática ao longo da formação do aluno desde o início do curso. Isso está muito presente para nós agora nos nossos PPCs e este curso que nós fizemos vai possibilitar a implementação dessas metodologias, aperfeiçoando o aprendizado e a formação superior dos nossos alunos”, afirma Benhur.
Samoilovich garante que “comprometidos com o objetivo do programa, em 2021 faremos uma pesquisa de impacto para avaliar os primeiros resultados nas universidades participantes”.
Além do Brasil, estiveram presentes líderes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, Nicarágua, México, Peru e Venezuela. A Columbus é uma associação de universidades latino-americanas e europeias, com sede em Paris, na França. A missão é “promover a colaboração acadêmica entre as universidades de ambas regiões e seu desenvolvimento institucional”.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro