Direitos humanos de povos excluídos são destaque em Caderno Humanidades em Perspectivas
Autor: Nayara Rosolen - Analista de comunicaçãoOs desafios na promoção e garantia de direitos para povos historicamente descriminados e excluídos são destaque na vigésima edição do Caderno Humanidades em Perspectivas, lançado pela área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, em outubro de 2024. São 12 artigos que apresentam reflexões acerca das profissões do campo social, defesa de direitos humanos e atendimento integral à população.
“É uma enorme satisfação publicar mais uma edição do Caderno. Trata-se do resultado do trabalho de muitas mãos e mentes, tanto da equipe editorial e de pareceristas, como de cada um dos autores que tiveram a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e resultados. O conjunto dos textos permite compreender a importância do papel de cada profissional, como também das necessárias articulações interdisciplinares”, afirma a editora-chefe da publicação, Neiva Silvana Hack, responsável pelo editoral junto às professoras Cleci Albiero e Mariana Richter Santos.
Voltado para a publicação de estudantes da graduação e pós-graduação, o Caderno Humanidades em Perspectivas possui reconhecimento Qualis A4 da CAPES e, por isso, também contempla trabalhos de profissionais e dos mais diversos pesquisadores de todo o Brasil. As comunidades interna e externa da Uniner têm possibilidade de submeter os artigos para as edições produzidas a cada semestre.
A coordenadora da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas, Desiré Dominschek, garante que a abordagem dos estudos apresentados “é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. “O conjunto de artigos desta edição discute de forma crítica, e com respaldo científico, a formação profissional intersetorial como uma estratégia potente na luta pela efetivação dos direitos humanos, promovendo uma atuação mais integrada e solidária em prol da justiça social”, conclui.
Saiba mais sobre o Caderno na página oficial e confira as edições anteriores.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de comunicação
Edição: Larissa Drabeski