Dia do Consumidor: o dia do “revenge buying”
Autor: Elizeu Barroso Alves*Em 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, quando muitas lojas fazem diversas promoções para agraciar seus consumidores. Porém, neste ano, a comemoração será diferente, ainda por conta da pandemia da Covid-19. Note que a pandemia retraiu muito o consumo, principalmente o consumo físico, que encolheu no mínimo 2 anos.
Porém, com o advento dos melhores indicadores de combate à pandemia e o avanço da vacinação, temos consumidores mais seguros para realizar suas compras, aliás, sedentos por elas! Vale lembrar que, em março de 2021, estávamos com um pico de Covid, e a vacinação ainda estava em seu início, bem diferente de agora.
E é aí que entra mais um conceito para a vida dos empreendedores: o “revenge buying”, termo que, em tradução livre, significa: compra por vingança. Esse conceito significa que é um tipo de compra que fazemos para nos sentirmos melhores ou como forma de nos recompensarmos. E, em anos difíceis, chegar até onde chegamos requer uma grande recompensa.
É bacana pensar nesse conceito e como influencia a nossa forma de consumir. Basta lembrar que o Papai Noel só dá presentes para crianças que se comportam. Com isso, estamos comprando por merecimento. Merecemos adquirir os produtos e serviços que gostamos, como uma nova televisão ou um Spa Day. Nós merecemos, pois estamos enfrentando a maior pandemia de nosso tempo e estamos vencendo! O mesmo fenômeno ocorreu na Europa e na China após a queda das diversas restrições vivenciadas nos últimos tempos.
E o que o Dia do Consumidor tem a ver com isso? É o momento propício para fazer promoções, convidar os clientes, mostrar que ‘juntos’ estamos vencendo mais um desafio. Com isso, o varejo torna-se parceiro, apresentando aos clientes uma recompensa por essa luta. É o momento de fortalecer a volta dos clientes. Dessa forma, podemos contemplar e trazer novidades aos consumidores para que eles se entreguem a um sentimento de compensação.
Algumas dicas:
1 – Conheça bem o seu cliente e o que ele espera.
2 – Crie promoções que tragam aos clientes os benefícios do consumo: sim, eu mereço!
3 – Criar ofertas com boas condições de pagamento e desconto.
4 – Esteja ao lado do seu cliente.
5 – Faça eventos (mesmos virtuais) para que os clientes se sintam acolhidos.
*Elizeu Barroso Alves é doutor em Administração e coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital da Uninter.
Créditos do Fotógrafo: Victoria Borodinova/Pixabay