Design Thinking traz soluções às empresas
Encontrar soluções em um mundo de negócios cada vez mais competitivo e saber diferenciar consumidor de acordo com seu perfil já é uma realidade do dia a dia. Novas metodologias são aplicadas para que as empresas cheguem a um resultado positivo buscando novas ideias. Por isso, o Design Thinking é a ferramenta de sucesso para empresas.
Pensando nisso, o polo de apoio presencial da Uninter em Joinville (SC) buscou novas estratégias para combater a evasão dos alunos (leia aqui reportagem sobre o assunto com o reitor Benhur Gaio). Idealizado pela gestora do polo, Daniela Henschel, foram reunidos 16 colaboradores internos para desenvolver a atividade.
Duas horas de conversa foi o suficiente para que os grupos chegassem a três soluções. Uma delas foi criar um canal de relacionamento com os alunos dentro do polo para facilitar a comunicação. “O aluno não vai se preocupar em ligar passando por diferentes canais. Agora, o polo resolve os problemas e responde as dúvidas”, diz Daniela. A segunda foi a criação de uma pessoa para identificar o perfil do estudante, e a terceira, disponibilizar um curso personalizado de informática para os alunos que apresentem dificuldade para utilizar o sistema.
Um mês após a discussão em grupo, os resultados foram aparecendo. “Diminuímos o número da evasão dos alunos. Agora, sempre que encontrarmos um problema, vamos reunir a equipe para sanar os possíveis problemas”, explica Daniela. Além disso, a atividade pode ser utilizada em outros lugares também. “Essa ideia pode ser aplicada em outros polos também. Vale a pena ver o resultado de todo trabalho”, finaliza a gestora.
A ferramenta
O Design Thinking é um conjunto de métodos e processos para abordar problemas de todos os tipos e resultar em uma solução imediata do planejamento. A proposta é colocar pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto para gerar soluções e razão para analisar, e com isso, encontrar alternativas para um problema.
Grandes empresas utilizam cada vez mais o método que antecipa às demandas dos consumidores com a criação de novos produtos e serviços. Um exemplo é da empresa Apple, que utilizando o Design Thinking, resultou na criação do Ipod. A partir disso, os consumidores começaram a escutar música pelo ITunes e dar extinção aos CDs.
Autor: Gabriel Bukalowski – Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP Joinville