Desafio matemático garante diversão e aprendizado em Campos Novos
Autor: Ivone Souza - Estagiária de JornalismoTestar conhecimentos, resolver problemas e superar etapas, estes foram os desafios propostos na 8° Feira Municipal de Matemática, realizada no polo Uninter de Campos Novos (SC), no último dia 5 de julho. Ao todo, foram expostos 71 trabalhos de escolas estaduais, municipais, particulares e também de instituições do ensino superior. O evento foi organizado e promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do município.
Participaram do evento mais de 200 alunos, da educação infantil ao ensino superior. O principal objetivo da feira foi promover e divulgar experiências, pesquisas e trabalhos dos alunos acerca dos conhecimentos de matemática. “Foi um evento de grande repercussão na área da educação”, ressalta a gestora polo Uninter, Maria Carmosina Rothbarth. Além disso, a feira municipal serviu como um aquecimento para a Feira Regional de Matemática, que acontecerá em agosto.
Estudantes de Licenciatura em Matemática da Uninter, Ana Paula Moraes dos Passos e Leonardo Thives apresentaram o trabalho “Quiz da Matemática – Jogando com Kahoot”. Por meio de um jogo, eles mudaram o olhar dos alunos sobre a temida matemática. “Foi interessante perceber eles relembrando o que tinham aprendido no passado”, conta Leonardo.
O jogo, produzido na plataforma Kahoot, apresentava vários quizes, cada um direcionado a uma série escolar. Durante o evento, os participantes também puderam jogar e aprimorar seus conhecimentos. Para Ana Paula, o reconhecimento e valorização do trabalho realizado foi gratificante. “Foi a primeira vez que participei de uma feira. A emoção é grande, foi maravilhoso ver como os visitantes se divertiram com o nosso trabalho”, revela.
Dessa forma, os dois estudantes foram selecionados para a etapa regional. Leonardo diz que se sente honrado e garante ter obtido mais aprendizado a partir do projeto. “Gosto de desafios, de repassar e compartilhar conhecimento. Esse evento foi um resumo disso e me motiva para seguir para a próxima fase, em que podemos concluir, aperfeiçoar e aumentar o portfólio de perguntas”, salienta. Além da diversão vivenciada pelos alunos, a Feira de Matemática ajuda a envolvê-los com a disciplina durante todo o ano letivo.
Autor: Ivone Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Campos Novos