Cursos de extensão da Uninter somam 177 mil inscritos em 2023

Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica

Os programas de extensão universitária são uma ótima ferramenta de aprendizado, pois proporcionam a ampliação do conhecimento. Trazem ganhos não só para os alunos da instituição, mas também para a sociedade, já que é por meio desta que a comunidade acadêmica acaba encontrando uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido dentro da instituição de ensino. A extensão tem caráter educativo, científico e cultural.

A Uninter oferece os mais diversos tipos de cursos de extensão para alunos, egressos e público externo. Ao longo do ano de 2023, 673 eventos foram ofertados, acumulando um total de 177.449 inscritos. A Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) foi a que teve o maior número de eventos: 231, seguida da Escola Superior de Saúde Única (ESSU), com 164 eventos. Além dessas, a Escola Superior Politécnica (ESP), a Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) e a Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS) somaram mais 208 eventos com 47.843 inscrições.

Setores como a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PRPGPE), a Fundação Wilson Picler (FWP), a UninterTech, a Central de Carreiras, a Internacionalização e os Polos também tiveram diversos projetos de extensão neste ano. Alguns desses eventos são transmitidos via YouTube da Rádio Uninter, que somou quase 15 mil inscrições por meio do setor de extensão.

O professor e coordenador Celso Giancarlo é o responsável pela área e, segundo ele, é papel da universidade ir além do conhecimento puramente científico, tratando também das questões relacionadas às dimensões sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas. “A coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários atua na realização de ações de extensão juntamente com as Escolas Superiores, polos de apoio presencial e demais setores institucionais, promovendo eventos que atendam às necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade”, explica o professor.

A relação entre universidade e sociedade é uma via de mão dupla, em que a comunidade acadêmica encontra por meio da extensão oportunidades de colocar em prática o conhecimento elaborado dentro da instituição de ensino superior. Celso comenta que é a partir desse tipo de ação que faz com que os discentes da Uninter tenham a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e competências que proporcionam um preparo amplo para realidade do mercado de trabalho e do trabalho social.

O evento que teve maior abrangência foi o Pré-Enem 2023, oferecido pela FWP, com 22.426 inscritos. Esse projeto é realizado todos os anos e tem o intuito de auxiliar os estudantes que prestam o Enem por meio de aulas interativas online e aulões nas escolas de Curitiba e região metropolitana.

Os cursos de extensão oferecidos pela Uninter são um investimento para o currículo. A partir de R$20 é possível selecionar o curso que mais agrade o estudante, além das opções sem custo. As transmissões são feitas online e podem ser assistidas por meio do computador, celular e tablet.

Para saber mais sobre os cursos de extensão da Uninter, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *