Curso de Gestão de Trânsito conduz para caminhos inovadores

Autor: Barbara Carvalho – Jornalista

O Brasil registrou a morte de 4.127 pessoas entre janeiro e setembro de 2023. Os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também contabilizaram 49.734 sinistros, com uma média de 11 mortes diárias nas rodovias federais brasileiras. Os dois indicadores superam os do mesmo período do ano anterior, trazendo à tona a relevância da educação no trânsito.

Pensando nisso, a Uninter inovou e lançou em 2019 o primeiro curso de tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Brasil. Segundo o coordenador da graduação, Gerson Buczenko, professores e profissionais da área foram convidados a elaborar o curso para suprir essa necessidade do mercado.

“A demanda para a criação do curso se deu pelo próprio cenário brasileiro que, infelizmente, apresenta uma complexidade em relação ao trânsito, com estatísticas aterrorizantes se analisadas pelo número de mortes anuais, que se comparam a grandes conflitos bélicos”, explica Buczenko.

Com um total de 391 alunos formados e 631 alunos ativos, o curso busca formar profissionais com um olhar diferenciado para a educação no trânsito, que valorizem questões que envolvem o meio ambiente em parceria com a mobilidade urbana. Ainda é objetivo do curso capacitar pessoas capazes de contribuir para um trânsito inclusivo, participativo e cidadão.

Ainda de acordo com Buczenko, o curso segue alinhado com instituições governamentais como Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), o que se deve à grade curricular abrangente. “O curso, em razão de sua natureza, proporciona uma visão multidisciplinar com disciplinas como: Organização Municipal e Política Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Logística Reversa; Segurança Pública e Trânsito; Psicologia de Trânsito; Gestão de Sistemas de Transporte Público na Atualidade”, salienta.

Ao terminar o curso, o profissional formado em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana encontra um mercado amplo com vagas diversas, podendo atuar como instrutor e gestor de centro de formação de condutores, profissionais liberais, empresários, além de outros setores da sociedade civil que atuam na operação e gestão do trânsito no Brasil.

A fim de repassar o máximo de conhecimento e conscientização a sociedade, os professores também idealizam os eventos Maio Amarelo e Semana de Trânsito Uninter, além do programa da Rádio Uninter Trânsito e Mobilidade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *