Curso de Gestão da Produção Industrial é cadastrado junto ao CREA
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de JornalismoO curso de Gestão da Produção Industrial da Uninter recebeu em junho o cadastro junto ao CREA/CONFEA. Com isso, os alunos e egressos podem agora obter seu registro profissional junto ao CREA de seu estado, apresentando a documentação exigida e a cópia do diploma ou certificado de conclusão. O aluno não precisa mais apresentar todas as ementas do curso para obter o seu registro, o que era exigido anteriormente.
O coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial e Mecatrônica Automotiva, Nelson Tadeu Galvão de Oliveira, fala sobre a importância desse cadastro: “Isso vai fazer com que os egressos do curso possam, ao se registrar nesse conselho, atender a uma exigência de muitas indústrias que para oferecer o emprego para o aluno formando exigem o registro neste Conselho Profissional. O aluno pode comprovar ser um técnico com curso reconhecido pelo Ministério da Educação e que está exercendo legalmente a sua profissão”, afirma.
“Também permite aos egressos emitirem a ART (anotação de responsabilidade técnica) sobre os trabalhos desenvolvidos, lhes garantindo o direito ao registro do trabalho para, entre outras coisas, poderem participar de licitações, atendendo à legislação vigente”, complementa Nelson.
O que é o CREA/CONFEA?
CREA é a sigla para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que possui um escritório por estado do país. A entidade existe para dar orientações precisas e fiscalizar os profissionais de áreas tecnológicas. O CREA regulariza as áreas da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia.
Os CREAs são entidades da esfera estadual, e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.
Como é o curso tecnológico de GPI?
O curso de Gestão da Produção Industrial tem duração de 2 anos e 8 meses, e forma profissionais especialistas em processos de fabricação, capazes de guiar indústrias em processos para aumentar e garantir a produtividade, reduzir custos e certificar a qualidade da produção. As principais disciplinas e assuntos estudados são:
- Gestão de Projetos, Processos e Planejamento Estratégico
- Gestão da Produção, Manufatura Enxuta, Mapeamento de Processos
- Gestão e Sistemas de Gestão da Qualidade
- Saúde, Segurança e Meio ambiente
- Sistemas de Medição, Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos
- Gestão de Pessoas
- Processos, Química, Instalações Industriais, Projetos e Materiais
“Quando você conquista o diploma de Tecnólogo em Gestão Industrial, diversas portas do mercado de trabalho se abrem, porque é uma profissão com alta empregabilidade. Você pode trabalhar em indústrias de diferentes portes e setores, ou ainda prestar consultoria no segmento. Com as novas tecnologias e a intensificação da implementação da chamada indústria 4.0, o mercado de trabalho para esses profissionais vem se ampliando”, afirma Nelson.
A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Você pode saber mais sobre o curso de Gestão da Produção Industrial clicando aqui.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Finalmente!
Acabei de concluir o meu curso e já estava frustrada pois não era permitido, bom saber e justo!
Sou de Pernambuco, e me formei em 2020 em GPI pela Uninter. Como faço para obter registro do CREA-PE?
Boa tarde, sou de Ipojuca e tbm me formei na Uninter, entrei em contato com o CREA-PE e enviei a documentação, demorou um pouco pois eles analisam tudo, mas depois de quase 2 meses paguei a anuidade e fui buscar minha carteira. O número de lá é 81-34234383 ,espero ter lhe ajudado, boa sorte.
Conclui o meu em 2015 e logo que fiquei sabendo corri atrás do CREA, hoje já tenho meu registro em mãos.
Me formei em 2013,vou correr atrás disso agora,espero que seja tranquilo esse registro,da mais um moral no tocante a profissão,feliz com a notícia.