Curso de Física e os desafios de se educar no modelo EAD

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismo

Com o aprimoramento e maior acessibilidade da tecnologia, a possibilidade de estudar e trabalhar de forma remota tem se tornado cada vez mais popular. Assim, a Educação à Distância (EAD) ofertada pela Uninter é uma opção muito interessante para aqueles que buscam uma formação de ensino superior de qualidade e maior flexibilização na rotina.

Mas, para alcançar o ensino de qualidade, é necessário vencer certos desafios. Roberto Aguilar, professor dos cursos de Física da Uninter, destaca algumas particularidades da área das exatas como os cursos de Bacharelado e Licenciatura de Física: “Um dos principais obstáculos é a parte visual, a física se torna abstrata para os alunos. Então,  trazer toda essa parte teórica, mostrar os conceitos, relacionar com a parte prática é nosso maior desafio, deixar a física visível para nossos alunos”, avalia.

Um dos caminhos para contornar os desafios se dá por meio da relação entre alunos e professores, que é destacada pela coordenadora Flávia Sucheck:

“Algo que é bem importante é que esse professor quando está atuando na educação à distância ele precisa compreender novas formas de interação com o aluno. Então hoje nas nossas aulas ao vivo, de laboratório, o aluno vai participar da sua casa, do seu polo, pelo ZOOM. Então o professor precisa saber como vai interagir com esse aluno”, destaca.

Essa interação permite que os estudantes percebam os conceitos da Física aplicados na prática no seu dia a dia. É o caso da aluna Julia Roncador. Ao pegar um ônibus voltando para casa, a estudante reparou nos diferentes espelhos e presentes no veículo, reconhecendo as diferentes aplicações das lentes: “Foi o professor Roberto que falou comigo e foi uma aula que gostei bastante, até agora não saiu da minha cabeça”, destaca a estudante.

A diretora Dinamara Machado explica como a Uninter oferece uma infraestrutura para que alunos possam ter o melhor ensino possível: “Na Uninter temos uma matriz curricular que é organizada através das diretrizes curriculares nacionais, professores de excelência com mestrados, doutorados e experiência prática no mercado de trabalho. Além disso, contamos com uma estrutura de apoio nos polos presenciais e também virtual nos laboratórios para que os alunos possam realizar seus seminários e aprender.

 

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *