Curso de extensão aborda o empreendedorismo social
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídiaMuitas vezes um empreendimento, além da busca pelo lucro ou da receita, também pode ter como objetivo solucionar problemas sociais de uma comunidade. Por meio de um negócio economicamente rentável, o empreendedorismo social oferece produtos e serviços de qualidade, com a capacidade de gerar renda e contribuir para a sociedade, diminuindo a desigualdade social e promovendo a inclusão, ou seja, uma ferramenta de transformação social.
O lucro não é necessariamente financeiro, mas uma ação social em maior escala. De acordo com o IBGE, em 2019, eram 51,7 milhões de pessoas no Brasil vivendo com menos de US$ 1,90 por dia (R$ 151 por mês), o que é considerado em situação de extrema pobreza.
O coordenador da Área de Linguagens Cultural e Corporal da Uninter, Marcos Ruiz da Silva, explica o conceito de empreendedorismo social. “A sociedade em geral conta com diversas iniciativas de Organizações não Governamentais (ONGs) que ocupam um espaço essencial no bem-estar das pessoas. A partir de ações que visam contribuir em diversas áreas, como educação, alimentação, habitação, meio ambiente, entre outras, esses empreendimentos se constituem como uma oportunidade de mercado para o profissional em formação, além da relevância que tem para a sociedade como um todo”, afirma.
No dia 23.mar.2021, às 19 horas, irá ocorrer o curso de extensão “Em Movimento”, realizado pela Área de Linguagens Cultural e Corporal da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter. O evento contará com transmissão ao vivo canal da Escola Superior de Educação no Youtube (acesse aqui) e no canal do Youtube e Facebook da Área de Linguagens Cultural e Corporal (clique aqui). O encontro irá abordar empreendedorismo social e suas possibilidades de negócio. O evento gratuito terá a participação de Marcos Ruiz da Silva e os professores Fabiana Kadota Pereira e Danielly Dias Sandy – que fazem parte dos cursos da Uninter de Música, Artes Visuais e Educação Física.
“O objetivo é sensibilizar esse futuro profissional para que ele possa vislumbrar, em seu portfólio de opções de carreira, um cenário promissor para se inserir no mercado”, comenta Ruiz.
Ao longo do evento os professores vão debater sobre os seguintes assuntos:
1-O que é empreendedorismo social;
2-Como e porque identificar problemas locais;
3-A sustentabilidade e continuidade dos negócios para além de sonhos e objetivos socioambientais;
4-O impacto social esperado e o retorno financeiro;
5-A importância dos parceiros.
Faça sua inscrição, clicando aqui. A participação é gratuita, com carga horária de 2 horas em atividades complementares e recebimento de certificado online, mediante avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os estudantes podem participar através do chat, enviando suas dúvidas, comentários e contribuições a respeito da temática.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídiaEdição: Mauri König