Curso de Enfermagem da Uninter recebe visita do COREN-PR

Autor: Barbara Carvalho – Jornalista

O bacharelado em Enfermagem da Uninter recebeu a visita do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) em 8 de fevereiro de 2024. O encontro teve o objetivo de aproximar o centro universitário e o órgão regulamentador da profissão.

A reunião aconteceu no campus Divina Providência e contou com a comissão do conselho representados pela presidente Ethelly Santos, a conselheira Alessandra Giacomossi e os assessores Jonas Fernandes e Moisés Euzébio. Também estiveram presentes o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o diretor da Escola Superior de Saúde Única, Cristiano Caveião, a coordenadora do curso de Enfermagem, Deisi Benedet, a coordenadora das práticas de campo e estágios da graduação, Louise Scussiato, além de professores e tutores do curso.

“Tivemos o prazer de recebê-los na Uninter e apresentar toda a estrutura que a instituição oferece para um aprendizado de qualidade, acessível, voltado às necessidades do mercado de trabalho e alinhado às prerrogativas legais e Diretrizes Curriculares Nacionais”, relata Deisi.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades quanto à promoção, visibilidade e valorização da profissão, principalmente no estado do Paraná.

“A aproximação entre a área acadêmica e o conselho profissional permite que ambos possam caminhar juntos para a formação dos profissionais de enfermagem, visto que a academia proporciona a formação e o conselho, o registro e fiscalização profissional. Esses laços estreitados podem trazer grandes frutos para os profissionais de Curitiba e doestado do Paraná”, reflete Caveião.

Os conselhos regionais trabalham na fiscalização do exercício profissional. Cabem a eles atividades como executar instruções do Conselho Federal, conhecer e decidir os assuntos atinentes à ética profissional e zelar pelo bom conceito da profissão e dos que as exercem. Na Uninter, a visita representa um avanço para a formação de profissionais, ao mostrar como acontece esse processo na educação a distância.

“O intuito foi nos apresentarmos enquanto instituição de ensino, com profissionais comprometidos com a qualidade dos futuros enfermeiros que estarão no mercado de trabalho, buscando romper com o senso comum de que essa modalidade de ensino é inadequada, sem ao menos conhecer como ocorre sua implementação e desconsiderando as oportunidades de acesso que ela promove”, finaliza Deisi.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *