Curitiba realiza pré-conferência municipal de assistência social
Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
As parcerias de duas instituições de ação social de Curitiba organizaram a pré-conferência na 12° Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba, na quarta-feira (5), no auditório do campus do Garcez da Uninter. O evento teve como tema principal a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
A conferência foi organizada pela Fundação de Ação Social (FAS) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com parceria do Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade social do Grupo Uninter. O objetivo era discutir propostas do eixo central do tema e eleger os delegados de cada setor, entre eles trabalhadores do SUS, organização da sociedade civil e usuários do serviço social.
Os representantes eleitos irão debater sobre o estabelecimento de prioridades para o desenvolvimento da política pública de assistência social e outras discussões no âmbito comunitário. A palestra contou com a presença de mais de 130 pessoas, além da diretoria do Instituto IBGPEX e da FAS, que abriram a discussão dos assuntos.
“A parceria com o IBGPEX é muito importante para a gente. Temos seis anos de ajuda da instituição”, diz a supervisora do núcleo Matriz da FAS, Vivivane Oliveira Bonamigo. Os usuários são cadastrados para participar dos cursos que o instituto oferece a pessoas com necessidades especiais. São mais de seis projetos ligados à FAS.
“Nós atendemos um público de risco que está em vulnerabilidade social, que são jovens, idosos e pessoas com deficiência. Temos vários projetos que incluem estas pessoas”, explica a gerente de projetos do IBGPEX, Adenir Fonseca dos Santos. Além disso, todas as diretrizes de assistência social são recebidas e acompanhadas pelos projetos desenvolvidos pela instituição.
A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba será realizada nos próximos dias 20 e 21 de julho no auditório da Universidade Positivo, na rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, bairro Campo Comprido.
Sobre o IBGPEX
O instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental é uma associação civil de assistência social sem fins lucrativos que atua no âmbito da assistência social, realiza programas, projetos e serviços de proteção social, inclusão social e digital, de capacitação para o trabalho e inclusão produtiva. Além disso, promove ações sociais, eventos e campanhas junto aos colaboradores, professores e alunos da Uninter. O IBGPEX foi reconhecido com o primeiro lugar na categoria “Trabalho” do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, realizado pelo Instituto de Cidadania Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Edição: Mauri König