CRQ e Uninter firmam parceria para aproximar estudantes da indústria
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoA Uninter recebeu a visita do Conselho Regional de Química (CRQ) nos polos Garcez e Divina Providência, localizados em Curitiba, com o objetivo de conhecer a infraestrutura física e pedagógica dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL).
A visita, realizada no dia 2 de abril, contou com a presença da presidenta coordenadora de fiscalização do CRQ-PR, Lilian Contarti, da fiscalizadora do CRQ-PR Nicole Alvares, além da presidenta do CRQ-MT, Suzana da Silva. Por parte da Uninter, estiveram presentes a Diretora da ESEHL, Dinamara Machado, a coordenadora do curso de Química, Flávia Sucheck, e a coordenadora técnica e professora nos cursos de Química, Gabriele Dupont.
Durante a visita, foi firmado o acordo entre a Uninter e o CRQ/PR, que prevê o centro universitário como sede do projeto piloto de acompanhamento e aproximação dos estudantes de química e as indústrias.
“Diante deste comprometimento em prol da sociedade, que o CRQ-PR espera fomentar junto às Instituições de Ensino, através de palestras informativas e orientativas para os alunos, o entendimento sobre áreas de atuação e demais responsabilidades previstas na legislação, para que possamos ter profissionais preparados e capacitados para o mercado de trabalho,” explicou a coordenadora, Lilian Contarti.
A visita teve início no Polo Garcez, onde as fiscalizadoras realizaram uma reunião com o Pró-reitor, Rodrigo Berté, trocando experiências e estreitando os laços entre o conselho, a instituição e os alunos. Ainda no Garcez, também tiveram a oportunidade de conhecer as salas de aula do telepresencial, os estúdios de gravação, os laboratórios de informática onde são realizadas as provas, além de conhecer o auditório, onde são realizadas palestras, apresentações etc.
A visita continuou na sede Divina Providência, onde foi apresentado o laboratório de apoio utilizado para o preparo das aulas. As fiscalizadoras também conheceram os locais onde são armazenados os produtos químicos utilizados nas aulas de laboratório de química.
“Houve a possibilidade de conhecer um pouco da estrutura da Instituição, como os laboratórios, sendo muito satisfatório adentrar onde ocorrem as aulas práticas de Química, tudo muito organizado, com as devidas identificações, produtos controlados armazenados de forma adequada, o material didático muito criativo, facilitando a interpretação dos alunos”, apontou Lilian.
A Uninter possui uma das melhores educações a distância do Brasil, proporcionando as melhores experiências de aprendizado aos alunos, e os cursos de licenciatura e bacharelado em química se encaixam nesses requisitos.
“Diante da experiência vivenciada, pode-se constatar que o ensino à distância – EAD, quando bem executado, pode ser uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso à educação e atender às necessidades de estudantes em diversas circunstâncias”, completou, Lilian.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski